Ed. Física, perguntado por Maridajiminmesma, 1 ano atrás

O que é obesidade, quais são as causas e as consequências?

Soluções para a tarefa

Respondido por melzinha37
2
Sistema circulatório: hipertensão arterial, aterosclerose, insuficiência cardíaca e angina de peito.
Complicações metabólicas: hiperlipidemia, alterações de tolerância à glicose, diabetes tipo 2, gota.
Sistema respiratório: dispneia (dificuldade de respirar) e fadiga, síndrome de insuficiência respiratória do obeso, apneia do sono e embolismo pulmonar.
Sistema digestório: esteatose hepática, litíase vesicular (formação de pequenos cálculos na vesícula) e câncer de intestino.
Sistema genito-urinário e reprodutor: infertilidade e amenorreia (ausência anormal da menstruação), incontinência urinária, hiperplasia e câncer do endométrio, câncer de mama, câncer de próstata, hipogonadismo hipotalâmico e hirsutismo.
Outras alterações: osteoartroses, insuficiência venosa crônica, risco anestésico, hérnias e propensão a quedas.
espero ter ajudado
Respondido por clemilsoncll
1
A obesidade é definida como a concentração elevada de gordura no organismo. Ela é medida pelo Índice de Massa Corporal (IMC), que deve ser calculado pela fórmula peso - expressa em quilogramas - dividido pela altura - expressa em metros - ao quadrado. A despeito de algumas exceções, um IMC entre 25 e 30 é considerado sobrepeso e maior que 30 representa obesidade. 

Causas da obesidade

De maneira geral, a principal causa da obesidade é o desequilíbrio entre calorias ingeridas e calorias queimadas pelo organismo, provocado normalmente por um dieta pouco saudável e falta de atividade física. No entanto, outros fatores podem influenciar neste quadro. Em primeiro lugar, há o aspecto genético. Há pessoas com taxas de metabolismo mais baixas que outras, o que dificulta o gasto calórico diário e, consequentemente, eleva os riscos de ganho de peso. Também há causas ambientais, como a convivência com quem têm hábitos alimentares ruins e a oferta de produtos industrializados em mercados e lanchonetes. Por fim, doenças como o hipotireoidismo, síndrome de Cushing e depressão são fatores de risco para obesidade.
Perguntas interessantes