O que é o sindrome de pirandello?
Soluções para a tarefa
A Síndrome de Pirandello
A Síndrome de Pirandello é uma síndrome que se apoia na ideia de que a pessoa, partindo de informações captadas do meio, cria uma realidade psíquica própria diferente das demais pessoas que tenham captado o mesmo estímulo.
Fiorelli e Mangini, ao escreverem o texto "As funções mentais superiores (Síndrome de Pirandello)", falam sobre as funções mentais superiores e a relação destas com o comportamento. São funções mentais superiores:
Percepção e sensação
A sensação nada mais é do que a informação obtida pelo nosso corpo dirigida ao cérebro, enquanto a percepção seria a forma como nosso cérebro interpreta tais informações recebidas, seja por meio da visão, audição ou paladar.
Atenção
A atenção se trata da capacidade que o nosso cérebro possui de selecionar informações que considera como mais importantes para serem armazenados na mente, deixando em segundo plano outros acontecimentos considerados triviais.
Memória
Já a memória tem o papel de buscar estas informações que foram arquivadas de forma inconsciente pela atenção. Ressalta-se que memórias dolorosas dificilmente são guardadas pelos indivíduos.
Linguagem e pensamento
Enquanto o pensamento é responsável por entender as informações e ideias captadas, a linguagem é a capacidade de transmitir estas a outros indivíduos. Normalmente, estas duas funções atuam juntas.