Sociologia, perguntado por eliastorres2097, 11 meses atrás

O que é o Direito positivo?

Soluções para a tarefa

Respondido por gheovannagomes2002
2

Direito positivo consiste no conjunto de todas as regras e leis que regem a vida social e as instituições de determinado local e durante certo período de tempo. A Constituição Federal é um exemplo de direito positivo, pois assim como as outras leis e códigos escritos, serve como disciplina para o ordenamento de uma sociedade.

Respondido por vchinchilla22
0

O que é o Direito positivo?

Conjunto de normas jurídicas estabelecidas por um órgão legislativo e compiladas em uma Constituição Nacional ou código de normas., que obedecem a um pacto social e legal estabelecido pelas próprias comunidades para sua regulamentação e exercício da paz.

Este tipo de leis regulam o comportamento dos cidadãos, as ações dos órgãos do Estado e as liberdades privadas, isto é, criam o quadro de convivência, justiça e resolução dos problemas necessários à vida em sociedade.

Ultima Ratio

São os processos ou opiniões que constituem o fim de um recurso ou são inapeláveis. Também tem o sentido de recurso extraordinário que deve ser usado quando não é possível alcançar a eficácia exigida por outros menos prejudiciais.

Fato Típico

Corresponde ao primeiro requisito ou elemento do crime, tem a ver com qualquer conduta que envolva uma ação ou omissão que se enquadre como crime dentro de um órgão legal. É definido no artículo 1, 13 e 18 do Código Penal. É a adaptação do ato humano voluntário feito pelo sujeito à figura descrita por lei como crime.

Fontes do Direito Penal

É tudo de onde as regras que compõem o direito penal se originam, do qual em si emana o conhecimento e o alcance da expectativa punitiva do Estado e da Sociedade.  São compostas por dois grandes gêneros:

  • Fonte material (mediata e imediata)
  • Fonte formal

Fontes Formais e Imediatas

A fonte formal caracteriza de onde vem o Direito Penal, por meio delas,  podese exteriorizar o direito penal, sendo um modo de revelar as regras.

As fontes formais são divididas em dois tipos: as fontes formais imediatas que são as leis, e, as  fontes formais mediatas que são as costumes e princípios.

A fonte formal Imediata é um instrumento que pode criar crimes e cominar penas, e é estabelecida no art. 5 da Constituição Federal.

Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/7908509

Anexos:
Perguntas interessantes