Biologia, perguntado por guilhermealmeida1745, 8 meses atrás

o que é o criacionismo e qual a sua relação com a ciência?

Soluções para a tarefa

Respondido por leandronazaretejoaov
0

Resposta:

A teoria da evolução biológica, por tratar do processo que originou todas as espécies, permitiu que diversas áreas - como a botânica, a zoologia, a embriologia e a fisiologia - se unificassem compondo o que hoje conhecemos como biologia. Este fato já constitui, na opinião de alguns pesquisadores, a justificativa suficiente para que o ensino de biologia tenha como princípio organizador a evolução biológica. Porém, não há consenso nesta questão entre os próprios pesquisadores e entre professores e autores de materiais didáticos.

Nas escolas, o que se percebe é que os professores seguem orientações diversas. Alguns optam pela evolução, outros pela ecologia, pela biomedicina, biologia celular e outros ainda não parecem estabelecer nenhum tipo de eixo para organização do ensino. Por que a evolução biológica não é assumida como eixo integrador e unificador do ensino pela maioria dos professores de biologia? Essa é uma questão que inquieta os pesquisadores, especialmente os que defendem essa idéia.

Falhas na formação dos professores, más condições de trabalho, defasagens nos materiais didáticos, ausência de materiais de divulgação científica, distorções nas informações veiculadas pela mídia. É nestes problemas que alguns pesquisadores encontram respostas para o fato de determinados conhecimentos científicos não se apresentarem nas escolas como esperado. No caso da teoria evolutiva, além dessas respostas outras explicações também são apresentadas.

A complexidade dos conhecimentos relacionados à evolução biológica é, na opinião de alguns cientistas, um problema para a abordagem do tema pelos professores. Esta é uma das conclusões da pesquisa (leia mais no artigo "Teaching evolutionary biology") de Rosana Tidon, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. O levantamento feito por Tidon em várias escolas demonstrou que os professores, embora considerem fáceis os conhecimentos básicos da teoria evolutiva, têm dificuldade em responder questões relacionadas a esses conhecimentos, confundindo, por exemplo, lamarckismo com darwinismo. Diante da complexidade do tema, a pesquisadora também aponta as "confusões vocabulares" como obstáculos ao aprendizado da teoria por professores e alunos. Palavras como evolução (ligada à idéia de progresso) e adaptação (ligada à idéia de melhoria) já fazem parte do universo dos alunos e professores.

Perguntas interessantes