Pedagogia, perguntado por muitoinutil31, 7 meses atrás

o que é necessário haver entre o meio ambiente e a economia?​

Soluções para a tarefa

Respondido por anacarolinedesouza20
0

Resposta:

Os primeiros dias de 2019 trouxeram mudanças nas áreas de meio ambiente e em órgãos associados aos povos indígenas e populações tradicionais.

Embora a avaliação de políticas e de formas de gestão seja sempre necessária, e certamente na área ambiental há muito a ser aperfeiçoado, tais mudanças, com a restruturação de órgãos entre ministérios e a alteração na priorização de pautas indicam uma grave miopia sobre o tema meio ambiente e a sua relevância para o Brasil e o mundo.

“Para todo problema complexo existe sempre uma solução simples, elegante e completamente errada”, disse o jornalista americano H.L. Mencken. Orientadas pelo forte apoio do setor ruralista ao governo federal empossado, as mudanças na gestão ambiental concentraram-se no que esse setor considera como empecilhos às suas atividades. Questões complexas inerentes ao meio ambiente foram reduzidas, de forma simplista, a uma discussão sobre o uso do solo. Várias interações, humanas e ecológicas, entre ecossistemas terrestres e aquáticos e populações rurais e urbanas passaram ao largo das preocupações daqueles com a responsabilidade de governar para todos os brasileiros.

O modelo atual de uso dos recursos no Brasil deveria estar no cerne das preocupações da nova equipe econômica

O setor do agronegócio não é homogêneo. Produtores que respeitaram a legislação ambiental e trabalhista, produzindo com qualidade e alta produtividade não podem ser confundidos com grupos que se utilizam de grilagem, corrupção, violência e que prosperam na especulação fundiária.

A agricultura é uma atividade econômica altamente dependente dos recursos naturais e serviços ecossistêmicos. É também multifuncional (produz mais do que alimentos, fibras ou energia) com forte impacto em muitos elementos da economia e em nossos ecossistemas.

As mudanças recentes que agradaram a parte do setor ruralista constituem uma vitória de Pirro, prejudicial ao vencedor e obtida por alto preço, a ser pago por toda a sociedade brasileira. Tais ações enfraquecem as políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, de controle do desmatamento, e de demarcação de terras indígenas e territórios quilombolas com potenciais prejuízos irreparáveis.

Perguntas interessantes