A contabilidade de custos nasce após a Revolução Industrial com o objetivo de avaliar estoques e mensurar resultados especialmente para as indústrias, porém vários fatores fizeram com que este objetivo fosse estendido, entre eles, a globalização, as novas tecnologias, a complexidade dos negócios e suas infinitas possibilidades. Hoje quem estuda custos, não tem seu campo de trabalho limitado as indústrias no setor produtivo, o estudo de custos está intimamente ligado a auxiliar os gestores da tomada de decisão, seja essa, operacional, tática ou estratégica.
Dentre essas possibilidades, por meio do método de custeio variável, surge a técnica de apoio à decisão chamada de análise Custo x Volume X Lucro, essa tem em seu escopo várias ferramentas que auxiliam o gestor quando é necessário tomar uma decisão, lembra delas? Vou citar algumas: Margem de Contribuição Unitária, Margem de Contribuição Total, Margem de Contribuição Relativa, Ponto de Equilíbrio, Margem de Segurança, Alavancagem Operacional.... Essas ferramentas são de apoio à curto e médio prazo (especialmente), mas em alguns casos servem para decisões à longo prazo.
Abaixo é apresentado os dados de uma indústria que produz três produtos, porém está com sérios problemas, e apesar de ter realizados outras tentativas, considera excluir um produto da sua linha de produção. Sua tarefa consiste em:
Observar a situação atual da empresa e calcular quanto cada produto contribui individualmente e quanto o total vendido de cada produto contribui (Margem de Contribuição Unitária e Total por produto).
Realizar a demonstração do Resultado (Global) da empresa sem exclusão do produto.
Escolha um produto para excluir da linha de produção.
Realize a demonstração do Resultado (Global) da empresa com a exclusão do produto escolhido.
Apresente um arquivo com seus cálculos, justificando a decisão da exclusão e como essa análise reflete na rentabilidade da empresa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Para realizar a contabilidade efetiva, deve-se considerar os custos (tais como a matéria-prima, energia, transporte, mão-de-obra, etc) e as receitas provenientes desse produto.
Partindo do pressuposto que uma empresa tem mais de um produto, a margem de contribuição unitária e total do produto leva em consideração o valor que esse produto gerou na receita (individualmente e como um todo), a demonstração pode ser feita incluindo ou não os valores referentes a um produto específico, para avaliar como ele afeta o todo.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás