o que é monitoramento ? (Essa pergunta é para um trabalho de serviço/assistente social)
Soluções para a tarefa
Resposta:
A definição expressa por Shapiro (2002, p. 3), a partir do desmembramento das informações ressaltadas pela autora vamos identificar algumas características do monitoramento.
- “O Monitoramento é uma coleta sistemática e uma análise da informação de como um projeto progride” (SHAPIRO, 2002, p. 3). Significa que as informações são coletadas durante toda a execução das intervenções e que a análise dessas informações contribui para que os responsáveis pela implementação das intervenções acompanhem os resultados alcançados e verifiquem a necessidade de ajustes nas ações para que os objetivos e metas sejam alcançados.
- “É criado para melhorar a eficiência e a eficácia de um projeto ou organização” (SHAPIRO, 2002, p. 3). Ora, se por meio do monitoramento coletar informações sobre os processos realizados no decorrer da implementação das intervenções, podemos mensurar os recursos utilizados, o tempo despendido nas ações, bem como visualizar se os objetivos estão sendo alcançados ou não. Todas essas informações decorrentes do processo de monitoramento facilitam a tomada de decisões, ou seja, o gerenciamento correto das intervenções, com vistas sempre a alcançar os objetivos com o tempo e os custos adequados.
- “É baseado em metas e atividades dirigidas durante as fases de planejamento do trabalho” (SHAPIRO, 2002, p. 3). A organização do monitoramento se inicia no planejamento da intervenção, quando determinamos em quais momentos vamos coletar as informações do monitoramento e decidimos o quê será monitorado, bem como definimos os instrumentos de coleta de informações. Assim, organizamos as atividades que deverão ser realizadas e os responsáveis por cada uma delas para que a coleta de informações e seu armazenamento possam ser executados sem maiores complicações.
- “Auxilia a manter o trabalho em sua linha geral e possibilita ao gerenciamento identificar quando as coisas não estão andando corretamente” (SHAPIRO, 2002, p. 3). Por ser uma fonte de informações, que pode ser em tempo real, o monitoramento permite ao gestor do projeto/intervenção uma visão mais “real” do que está acontecendo ou não durante a execução das atividades. Isso permite que o gestor, e também outros membros envolvidos nesse processo, possam rever algumas metas e objetivos, repensar as ações, prever alterações e ajustes nas intervenções. A informação é facilitada e com a informação correta o gestor pode tomar as decisões necessárias para que o projeto/intervenções continue ou não.
- “Se utilizado corretamente, torna-se uma ferramenta inestimável para um bom gerenciamento e fornece uma base de avaliação muito útil” (SHAPIRO, 2002, p. 3). O monitoramento é uma fonte de informação também para o processo de avaliação, sem as informações detalhadas pelo monitoramento se torna impossível realizar o processo de avaliação, é por isso que os dois processos se complementam. Como ressaltamos anteriormente, o monitoramento é uma fonte de informações para o gestor, que baseado em informações relevantes, pode tomar decisões que incidem sobre as intervenções.
- “Habilita saber se os recursos estão sendo bem utilizados e se serão suficientes para o que está sendo feito; se sua capacidade de trabalho é suficiente e se serão suficientes para o que está sendo feito; se sua capacidade de trabalho é suficiente e apropriada; e se você está realizando aquilo que planejou fazer” (SHAPIRO, 2002, p. 3). O monitoramento aponta o sucesso das intervenções, mas também diagnostica problemas no desenvolvimento das intervenções. Se o processo de coleta de informações estiver bem organizado, mesmo apontando as falhas das intervenções, o monitoramento permitirá as adequações necessárias, que não seriam visíveis se as informações fossem ignoradas pelos envolvidos no projeto/intervenção.
Perceba que o monitoramento é sempre uma fonte de informações, que determina aspectos relevantes sobre o desenvolvimento das intervenções, sendo possível comparar os cronogramas das ações, os recursos disponibilizados e os objetivos e metas das intervenções.
Ainda de acordo com Shapiro (2002, p. 6), o monitoramento envolve estabelecer indicadores de eficiência, de eficácia e de impacto.
Nesse sentido, no momento do planejamento devemos definir o que será monitorado. Com o estabelecimento de indicadores podemos facilitar a organização do processo de monitoramento. É importante ressaltar que os indicadores estarão relacionados aos objetivos do projeto/intervenção, mas que também devem estar relacionados ao processo de desenvolvimento da intervenção. De acordo com Shapiro (2002):
Indicadores são sinais mensuráveis ou tangíveis de que alguma coisa foi realizada. Por exemplo, um aumento do número de alunos aprovados é um indicador do melhoramento na cultura do aprendizado e do ensino. O meio de verificação é a prova, e o meio de divulgação é a publicação oficial da lista de aprovados. (SHAPIRO, 2002, p.