Artes, perguntado por kamilyvitoria6091, 1 ano atrás

o que é materialidade e formatividade da obra de arte?

Soluções para a tarefa

Respondido por gamegold32
0
Olá,
na sua teoria da formatividade, insiste em enfatizar o processo e não o resultado da obra. Ao acentuar a relação entre o artista e sua arte, o autorilumina o fato de que, ao produzir, o autor produz também seu modo de produzir, seu estilo,num diálogo constante com a matéria prima. Nessa perspectiva, o artista desce do pedastal dapura inventividade e assume também a condição de padecimento, ao se deixar conduzir pelaobra. 

Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação5Conforme Pareyson, “o processo artístico é caracterizado pela contemporaneidade deinvenção e execução, e pela co-presença de incerteza e orientação, e é guiado pela teleologiainterna do êxito, isto é, pela dialética de forma formante e forma formada” (1989, p.142).Ao associar-se à filosofia de Dewey, que se preocupa com o caráter uno de todaexperiência completa, Pareyson, assim como ele, enfatiza justamente o processo artístico como algo orgânico, cuja trajetória inclui gestação, incubação, nascimento, crescimento,maturação. Nas palavras do autor: “A obra inclui em si o processo da sua formação nopróprio ato que o conclui, e o processo artístico consiste precisamente no acabar, no levar atermo, no fazer amadurecer: em suma, no perficere”(id., ibid., p. 147) 

A distinção que ele estabelece entre o estético e o artístico, no texto “Tendo umaexperiência”, é bastante significativa e nos auxilia a não conceber o estético como sinônimode artístico, embora percebendo as aproximações entre ambos. O autor observa que, em geral,a arte envolve um processo de fazer, de operar, uma intervenção sobre uma materialidadefísica. “Já a palavra ‘estética’ refere-se (...) à experiência enquanto apreciativa, perceptiva eagradável. Denota o ponto de vista do consumidor, mais do que do produtor” (1974, p.256). No entanto, pondera ele, essa distinção não implica uma separação, pois a perfeiçãona execução necessita daqueles que percebem e gozam o produto executado; o produtor só concebe sua obra como finalizada quando se põe na condição de espectador. É nesse sentidoque Dewey afirma: “a arte une as mesmas relações de fazer e padecer” 
Perguntas interessantes