Filosofia, perguntado por AllanSousa3635, 1 ano atrás

o que é logos? o que é mythos? construa uma resposta completa mostrando o que eles tem de comum e o que eles tem de diferença.

me ajudeeeem, preciso de uma resposta complexa

Soluções para a tarefa

Respondido por ketenyester
1
A passagem do Mythos ao Logos representa o nascimento da filosofia grega, e dá em um movimento que vai do ensamento mitológico (narrativa) ao pensamento filosófico (discurso) e marca o que conhecemos como nascimento da Filosofia. É uma leitura eurocêntrica e fundamenta a Grécia como local desse nascimento. quando falamos em Grécia nesse período é importante destacar que tratamos das pólis gregas.

Todo o processo é lento e gradual, além de carregado de influências históricas, culturas e epistêmicas advindas principalmente da África*. Portanto, o que vamos apresentar aqui e uma leitura sobre a relação dos gregos com a construção da Filosofia.

Um dos modos mais simples e menos polêmicos de se caracterizar a filosofia é através de sua história apresentada como nascente na Grécia antiga, por volta do sec. VI a. C.; podemos considerar que Aristóteles, no livro I da metafísica, tenha sido o ponto de partida dessa concepção, chegando mesmo a definir Tales de Mileto como o primeiro filósofo. No entanto, não podemos afirmar que não havia pensamento antes de Tales, mas que, com ele, há a inauguração de algo novo, o pensamento filosófico.

Perguntas interessantes