o que e literatura de cordel
Soluções para a tarefa
Resposta: A literatura de cordel, também conhecida como folheto, aqui no Brasil é um tipo de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos. ... O nome literatura de cordel tem origem na forma como esses folhetos são vendidos, eles normalmente são pendurados em barbantes, cordas ou cordéis.
A literatura de cordel é escrita em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas.
O cordel foi originado em Portugal pelos trovadores medievais, que, nos séculos XII e XIII, cantavam poemas, espalhando histórias para a população a qual, em sua grande maioria, não era letrada.
A função do cordel é conquistar possíveis compradores, divulgando a arte e as tradições locais.
A estrutura poética do cordel pode ser dividida em: sextilha, setilhas, quadra e décimas. A sextilha compreende a uma estrofe que pode ter de seis versos de até sete sílabas. A décima é uma rima que pode ter entre os 1, 2, 4, 6 e 10 versos.
O termo cordel apareceu pela primeira vez no Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa, também conhecido como Dicionário Caldas Aulete, publicado em 1881. Na segunda metade do século XIX começaram as impressões de folhetos brasileiros, com suas características próprias.