O que é liberalismo etico?
Soluções para a tarefa
O Liberalismo é um sistema doutrinário político e econômico surgido na Europa, na Idade Moderna. Na política, estabelece o direito de cada indivíduo em seguir a sua própria determinação, dentro dos limites impostos pelas normas definidas como fundamento das relações sociais. Por conseguinte, defende as liberdades individuais frente ao poder do Estado e prevê oportunidades iguais para todos.
Na economia, estabelece a não intervenção do Estado, por acreditar que as dinâmicas da produção, distribuição e consumo de bens e serviços são regidas por leis que já fazem parte do processo e que, consequentemente, já estabelecem o seu equilíbrio
Portanto, não se trata, apenas, de uma teoria política. Trata-se, sim, de uma teoria substantiva e perfeccionista sobre o Bem, sob as perspectivas da Utilidade e da Moral. E estas perspectivas promovem o desenvolvimento pessoal, exclusivamente, num cenário de extensas liberdades individuais.
Os mais destacados pensadores liberais, como Stuart Mill, Thomas Green, Leonard Hobhouse, Bernard Bosanquet, John Dewey, John Rawls, William Galston, entre outros, são unânimes na relevância do valor da autonomia individual para uma Ética Liberal: que cada vivência individual, boa ou má, seja, necessariamente, uma escolha livre em que cada pessoa desenvolva as suas capacidades únicas, boas ou más, como parte da realização de um plano de vida.
Bons estudos!