O que é ideologia social?
Soluções para a tarefa
Em tempos de sociedade complexa, pós-modernidade, hipercomplexidade e outras denominações para tentar traduzir o momento atual, a informação tecnologizada impõe questionamentos relevantes, inclusive para a discussão dos acontecimentos políticos, sociais e jurídicos que assolam o país.
Há uma espécie de sentido dogmático rondando o processo de compreensão, em ambos os lados (se é que os problemas podem ser reduzidos como se fossem Disco de Vinil – lado A e lado B). De qualquer modo, labora-se com a robotização dos sentidos, circunstância que remete para a questão da ideologização do social hodiernamente.
Entre Dualidades e a Ideologia como Ilusão de Conteúdo.
As atividades da Administração Pública relacionadas com educação, saúde, segurança, meio ambiente, consumidor, etc. não se submetem ao reducionismo das dualidades: ao reconhecer os aspectos positivos de determinadas políticas públicas, você é favor do governo e, ao mesmo tempo, lançar críticas importa em assumir-se como coxinha.
Já passou a época na qual a ideologia era vista como ilusão[1], a representação equivocada e distorcida de seu conteúdo social. As tentativas atuais de ideologização de qualquer análise jurídica sobre boas ou más políticas públicas, de certo modo, resgata a ultrapassada concepção de ideologia como conteúdo!
Ora, urge que se tenha a capacidade de compreender o seguinte, na linha do referido por Slavoj Zizek: a ideologia não é necessariamente falsa! Aliás, até pode ser verdadeira, pois o importante não está somente no conteúdo afirmado, mas no modo como se relaciona com os processos de enunciação. A correspondência material dos conteúdos não é o mais significativo, mas a inserção no espaço ideológico de relações de dominação social de maneira não transparente.
O comportamento de setores da mídia oficial nos últimos meses é revelador, pois a dogmatização dos sentidos não está exclusivamente no conteúdo veiculado, mas naquilo que deixa de dizer, não está na presença, mas na ausência. Não se deve esquecer algo precioso: a ideologia depende de sua capacidade de ser invisível, de como tal não ser percebida.
As diversas manifestações sociais ocorridas no Brasil, por exemplo, é claro que possuem conteúdo a ser considerado pelos administradores públicos, mas, em comparação com os milhões de cidadãos brasileiros, em hipótese alguma, representam alguma espécie de caos social. A visão do caos e de tornar algo cotidianamente repetido direciona a compreensão para o aspecto negativo de tais manifestações, quando se configura legítimo direito democrático.
Com efeito, o olhar crítico sobre movimentos sociais, denúncias de corrupção, operações policiais, etc., não se situa apenas sobre a identificação de conteúdos ideológicos transmitidos por trás da forma, mas na identificação do segredo dessa própria forma utilizada.