ENEM, perguntado por jorgebarega1, 10 meses atrás

“O que é hoje conhecido, dentro da ciência econômica, como economia comportamental, nada mais é do que uma mistura de (alguma) psicologia com (muita) economia. O propósito é tão nobre quanto simples: utilizar os resultados empíricos bem estabelecidos na literatura de psicologia para enriquecer e melhorar a descrição do comportamento e dos processos decisórios dos indivíduos que povoam a teoria econômica.”

Fonte: ALMEIDA, S. Economia comportamental e as contribuições de Richard Thaler – breve resumo. Jornal da USP. Disponível em: . Acesso em 20 de outubro de 2019.



Um outro modelo de análise utilizado para explicar as fraudes é o da economia comportamental. Sobre este modelo, assinale a alternativa que a define corretamente.
A A economia comportamental é um método no qual se considera que todos os indivíduos têm informação completa e a partir disto maximizam seus retornos (utilidade) de forma racional.
B É uma análise institucional que busca analisar se órgãos públicos estão desenhados corretamente para que haja o combate eficiente de possíveis fraudes corporativas.
C É uma análise social na qual se busca em variáveis de desigualdade de renda e de oportunidades entender como os indivíduos se comportam, gerando mais ou menos fraudes.
D É uma análise psicológica pela qual se enxerga o indivíduo como um ser racional que, a partir da gama de informações existentes, maximiza a sua utilidade.
E A economia comportamental se pauta em um olhar do comportamento dos indivíduos levando em consideração o lado mais humano, menos preciso e menos controlado das ações.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
4

E) A economia comportamental se pauta em um olhar do comportamento dos indivíduos levando em consideração o lado mais humano, menos preciso e menos controlado das ações.

A economia comportamental é um ramo da ciência econômica, que envolve uma mistura de um pouco de psicologia com bastante economia. O objetivo da mesma consiste na utilização dos resultados empíricos bem estabelecidos na literatura de psicologia para o enriquecimento e a melhoria do comportamento e dos processos.

É baseada no olhar do comportamento dos indivíduos considerando o lado mais humano, menos preciso e controlado das ações.

Bons estudos!

Perguntas interessantes