Administração, perguntado por joogarciajoao, 11 meses atrás

O que é globalização ? Quando começou a ocorrer?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Fanzini
0

Resposta:

O que é globalização?

A globalização é um tema recorrente no Enem e na maioria dos vestibulares. Por mais que seja um conceito que faz parte das nossas vidas, explicar exatamente tudo que ele significa é um desafio e requer bastante estudo. No post de hoje, nós vamos te ajudar a compreender o assunto explicando detalhadamente o conceito e suas referências históricas.

A globalização enquanto processo

A globalização pode ser definida como um processo econômico e social que estabelece a integração entre países e pessoas no mundo. Também chamada de mundialização do capital, é um movimento que vem se desenvolvendo ao longo do tempo graças a alguns acontecimentos históricos, como:

Evolução da tecnologia

A evolução tecnológica é uma constante que permitiu à globalização chegar aos estágios atuais. Os primeiros navios utilizados para se chegar à América, por exemplo, evoluíram e se tornaram mais rápidos. A indústria do transporte como um todo se estabeleceu, e invenções, como o avião, contribuíram decisivamente para facilitar a viagem entre dois ou mais países distantes.

A informação passou a ser um produto valorizado, e os meios de comunicação foram evoluindo. Graças ao telégrafo, ao telefone, à televisão e posteriormente à internet, a troca de dados entre dois pontos se tornou cada vez mais rápida e eficiente.

A tecnologia industrial ganhou novos equipamentos, principalmente no século XX, com o desenvolvimento da computação e da robótica. Com isso, é possível perceber que a globalização é um processo que se iniciou há algumas centenas de anos e foi crescendo com o desenvolvimento tecnológico dos países.

Globalização no século XX

O século XX foi fundamental para o fortalecimento do processo de globalização. Nesse sentido, podemos dividir o período em duas fases distintas. Veja:

Características da globalização

Graças ao avanço tecnológico e à redução de custos de processos de transporte, comunicação e produção, a globalização possui algumas características, como:

Trocas comerciais

A globalização cria uma cadeia produtiva integrada entre os países. Um produto de uma marca norte-americana pode ser produzido na África usando tecnologia da China, e ser vendido na Europa, por exemplo. Empresas multinacionais e transnacionais dividem suas sedes e seu capital por diferentes centros comerciais.

Além disso, há o fortalecimento de blocos econômicos como o Nafta e a União Europeia, por exemplo. Visando um desenvolvimento conjunto, diferentes países criam alianças comerciais e de intercâmbio. Com isso, conseguem aumentar a facilidade de trocas de produtos e fortalecer-se no cenário mundial.

Cidades globais

A globalização criou o conceito de cidades globais, que são grandes metrópoles que servem de centros mundiais para vários setores. Geralmente localizadas em países desenvolvidos, concentram uma produção cultural que serve de referência para o mundo todo. Além disso, possuem as sedes principais de organizações multilaterais e financeiras que ditam os caminhos do mercado econômico.

Intercâmbio cultural

A globalização permite também uma intensa troca cultural entre os países. Um cidadão brasileiro ouve no rádio as mesmas músicas americanas ouvidas por europeus, por exemplo. Os filmes de Hollywood lotam as salas de cinema na América Central, e as roupas produzidas em Paris colorem as ruas de uma cidade canadense. Esses são alguns exemplos de como a cultura e o entretenimento também ultrapassam as fronteiras e se colocam em um processo global.

Problemas causados pela globalização

É importante ressaltar, porém, que o contexto social e econômico da globalização traz algumas questões, como:

Desigualdades sociais

A distribuição do dinheiro e as trocas comerciais não se dão de maneira igualitária, o que agrava mais ainda as diferenças sociais. Os países mais pobres que não têm produtos caros a oferecer não conseguem competir de igual para igual com as grandes potências. Isso causa condições de vidas precárias nos países periféricos e de industrialização tardia. Além disso, eles se tornam extremamente dependentes das nações mais ricas, inclusive por serem vistos como locais de mão de obra barata pelas grandes potências.

Espero ter ajudado :)

Perguntas interessantes