o que é gastrite e úlcera péptica,e como podemos nos prevenir dessas doenças?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
GASTRITE
A gastrite não é uma doença única, ela é, na verdade, o resultado final de diversos tipos de agressão ao estômago. Podemos citar como causas de gastrite:
Uso prolongado de anti-inflamatórios ou aspirina.Infecção pela bactéria Helicobacter pylori.Consumo excessivo de álcool.Refluxo de bile para o estômagoGrandes estresses físicos, como traumas, queimaduras, cirurgias de grande porte, sepse, etc.Gastrite auto-imune.Insuficiência renal crônica.Quimioterapia ou radioterapiaParasitoses,Intoxicações alimentaresCigarro.
A gastrite se manifesta com sintomas como queimação, azia, dor na “boca do estômago”, náuseas, empanzinamento e eructações (arrotos) (leia: SINTOMAS DE GASTRITE).
ÚLCERA PÉPTICA
As úlceras pépticas são aquelas causadas pela ação do suco gástrico na parede do duodeno, estômago ou esôfago. As 2 principais causas são abuso de antiinflamatórios e infecção pelo H.pylori.

Os anti-inflamatórios mais novos chamados de inibidores da COX-2 são menos lesivos ao estômago/duodeno, porém, não são 100% seguros. Apesar de efetivamente causarem menos úlceras pépticas, naqueles já apresentam úlceras, o uso dos Cox-2 impede sua cicatrização.
As úlceras duodenais são mais comuns que as gástricas e acometem principalmente indivíduos entre 30 e 50 anos de idade. As úlceras gástricas são mais comuns em pessoas acima dos 60 anos.
TRATAMENTO DA GASTRITE E DA ÚLCERA PÉPTICA
O tratamento hoje em dia é feito com supressão da acidez gástrica. Existem 2 classes de medicamentos com esse objetivo
Antagonista do receptor H2 – Ranitidina.Inibidores da bomba de prótons (IBP) – omeprazol, pantoprazol, lanzoprazol, etc.
Damos preferência aos IBP por serem mais efetivos (leia: REMÉDIOS PARA O ESTÔMAGO e OMEPRAZOL – Para que Serve, Como Tomar e Efeitos Colaterais).
Deve-se suspender anti-inflamatórios, cortar o cigarro e a bebida alcoólica. Como já foi dito, o tratamento do H.pylori só está indicado se houver úlcera. Não há evidências de que a erradicação da bactéria na gastrite isolada traga algum benefício.
O tratamento é feito por pelo menos 4 semanas.
Perguntas interessantes
Filosofia,
8 meses atrás
Filosofia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás