O que é fundamentalismo religioso pode causar numa sociedade?
por que esse modelo de globalização faz crescer o fundamentalismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O fundamentalismo religioso representa um poder fortemente organizado, com doutrinas estratégicas, a exemplo da teologia da prosperidade, que prega um individualismo capitalista, profundamente patriarcal e racista, com a ideia de que toda a riqueza é reservada aos fiéis por Deus.
Segundo Alex Kiefer, o fundamentalismo é resultado de uma interpretação equivocada que os fiéis fazem dos livros sagrados de sua religião. Hoje fala-se muito do fundamentalismo islâmico, que está associado a casos de violência e até terrorismo, mas a perseguição religiosa não é uma prática restrita a uma ou outra religião.
2. analisando o mundo globalizado atual, pode-se perceber que a religião não possui apenas um ou dois territórios ditos como seus, ou seja, não existem territórios específicos, nacionais, rígidos, imutáveis onde a religião ou a religiosidade é manifestada em sentido estrito. O mundo globalizado acaba por influenciar o fenômeno religioso, e este utiliza-se da globalização em seu benefício.
Podemos dizer que agindo desta forma as grandes religiões se globalizam da mesma forma que o espírito do capitalismo tornou-se mundial. As religiões, às vezes, tentam se opor a esse espírito; outras vezes, sem preconceitos em demasia, terminam por destilar seus humores mais puros e fortes para lançar-se com impulsiva determinação ao livre mercado das “fés”. Hoje em dia, as religiões tornaram-se capazes de sustentar e oferecer recursos simbólicos ao espírito empreendedor e desenvolvimentista próprio do capitalismo: países de tradição hindu, budista e inclusive islâmica se renderam a esse comportamento.