Saúde, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

O que é feito com o lixo de Itaboraí?

Soluções para a tarefa

Respondido por yasmimbarroso
2
Em uma área de 2,7 milhões m², o lixo domiciliar que não puder ser reaproveitado será prensado em camadas que chegarão a no máximo 5 m de altura. Para a formação dessas camadas, mais conhecidas como células, o material será coberto com terra a fim de evitar mau cheiro, urubus e catadores no local.

Para que o chorume (líquido formado pela degradação dos resíduos) não contamine o solo, uma espessa manta de plástico com durabilidade de cerca de 180 anos será colocada entre as células. O chorume recolhido através de tubulação ficará em um reservatório. Em seguida, ele será tratado pela Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgosto) e se transformará em água de reuso (não recomendada ao consumo, apenas para lavar calçadas, regar plantas etc).

O gás metano produzido pelo lixo poderá ser captado, queimado e revendido em forma de energia para países compradores como a França, por exemplo. Ele também poderá gerar créditos de carbono (espécie de comércio ambiental pela não emissão de poluentes).

Já o material da coleta seletiva passará pela Unidade de Triagem de Resíduos Recicláveis, com capacidade para cem toneladas diárias. O produto disso será revendido às indústrias. Cada tonelada custa, em média, de R$ 150 a R$ 200. Segundo Dirceu Pierro Junior, biólogo e diretor comercial da empresa Estre Ambiental, parceira do CTR Itaboraí, quanto mais separar, mas valerá o reciclável.

Visite: http://www.itaboraiweblist.com.br/index.php/component/content/article/54-noticias-e-novidades/2291-itaborai-tera-o-primeiro-centro-de-tratamento-de-residuos-do-estado-do-rio-de-janeiro-ambientalmente-completo

Perguntas interessantes