História, perguntado por maeli86, 10 meses atrás

O que é fato e o que é ficção nas histórias sobre o Sundiata Keita?​

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaeduardaten
1
vc pode ser mais específico?
Respondido por eduardabonfada13
2

Resposta:

Sundiata Keita é uma figura heróica que ainda hoje é elogiada nas canções dos griots, contadores de histórias tradicionais da África Ocidental. De acordo com a tradição oral, Sundiata Keita nasceu com um problema físico que o impedia de andar, e que superou graças à sua determinação (e alguma feitiçaria). Tornou-se um grande caçador, um poderoso guerreiro e um estratega militar hábil que unificou os reinos da África Ocidental que pertenciam ao povo Mandingo, também conhecido como Mandinka ou Malinke.

Nasceu: por volta do final do século XII no canto noroeste da atual Guiné. Sundiata era filho de um rei. Enquanto vivia no exílio (não se sabe por que razões), ele reuniu chefes de Mandingo para, juntos, combaterem contra o cruel Rei do Sosso, outra tribo da África Ocidental que havia conquistado muito território Mandingo. Por volta de 1235, Sundiata Keita liderou os chefes numa batalha decisiva e venceu. A vitória marcou o início do Império do Mali.

Reconhecido: por várias razões. Em primeiro lugar, é visto como tendo sido o alicerce do Império do Mali, que se estendia da costa da África Ocidental para o rio Níger e além. Era um dos maiores impérios africanos.

Acredita-se também que Sundiata Keita tenha introduzido um sistema de governo central e unificado dezenas de diferentes grupos étnicos que viviam dentro do império - o que garantiu a futura unidade do Império do Mali e ajudou na sua prosperidade. Sundiata Keita atribuiu terras, direitos e deveres a todos. Diz-se que proclamou, em Kurukan Fuga, a "Carta do Mandinga", considerada uma das primeiras declarações de Direitos Humanos no mundo (embora em forma oral).

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas interessantes