Biologia, perguntado por HILLARY1222, 1 ano atrás

o que é esquisotomose? O que ela causa?E como se previnir?
>POR FAVOR FALE RESPOSTA CERTA

Soluções para a tarefa

Respondido por pocamilaaa
1
é uma doença causada por um verme parasita, causa diarreia, hepatomegalia e esplenomegalia ( febres, cólicas, dores de cabeça, náuseas, tonturas, sonolência, emagrecimento, endurecimento e o aumento de volume do fígado e hemorragias que causam vômitos e fezes escurecidos) . A forma mais eficaz de evitar a doença é não tomar banho de rios, nem entrar em contato com os caracóis de agua doce, pois são responsáveis pela contaminação do vírus


HILLARY1222: valeuu
Respondido por AmandaNascimento761
1

O que é?

A esquistossomose é uma doença que leva a problemas de saúde crônica. A infecção é adquirida quando as pessoas entram em contato com água doce que está infectada com as formas larvais de parasitas da espécie Schistosoma. Os vermes adultos microscópicos vivem nas veias de drenagem do trato urinário e dos intestinos. A maioria de seus ovos fica presa nos tecidos e reação do corpo a eles pode causar grandes danos à saúde.

Há duas formas principais de esquistossomose - intestinais e urogenitais - causadas por cinco espécies diferentes de Schistosoma.

Sintomas de Esquistossomose

Dias após a infecção, a pessoa pode desenvolver uma erupção cutânea e/ou coceira no local em que o parasita penetrou na pele. A maioria das pessoas, no entanto, não têm sintomas nesta fase inicial da infecção.

Dentro de um a dois meses após a infecção, quando o parasita atinge o sangue e viaja através dele, a pessoa pode sentir:

Febre, Calafrios, Tosse, Dores musculares.

O parasita então pode viajar para o fígado ou passar para o intestino ou bexiga.

A esquistossomose intestinal pode causar:

Dor abdominal, Diarreia, Sangue nas fezes, Esquistossomose urigenial.

O sinal clássico da esquistossomose urogenital é hematúria (sangue na urina). Fibrose da bexiga e do ureter, e danos renais são, por vezes, o diagnóstico em casos avançados. O câncer de bexiga é outra complicação possível nas fases posteriores.

Prevenção

O controle da esquistossomose é baseado no tratamento em larga escala de grupos de risco, acesso a água potável e saneamento básico, educação sanitária e controle de caramujos em lagos e rios.

Áreas endêmicas recebem medicamentos antiparasitários periodicamente de órgãos públicos e da Organização Mundial de Saúde.


HILLARY1222: Adorei a resposta
HILLARY1222: Brigadas
Perguntas interessantes