O que é eSocial e para que serve?
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um novo sistema de prestação de informações ao Governo Federal que tem o objetivo de tornar os processos dentro das empresas mais transparentes e menos complicados.
Apesar de muita gente confundir o eSocial com um novo regime tributário, a realidade é que trata-se apenas de uma unificação das informações trabalhistas. Ou seja, trabalhadores celetistas, estatutários, autônomos, avulsos, cooperados, estagiários e sem vínculo empregatício agora tem suas informações registradas no eSocial.
Com o envio dessas informações, de forma gradativa, 15 obrigações legais para as empresas foram substituídas:
Obrigações legais que foram substituídas com o eSocial
Proposta de discussão em nosso fórum.
Baseado no texto apresentado, quais os possíveis ganhos para empresas e, no mesmo sentido, para o órgão de fiscalização a partir do processo de digitalização das obrigações trabalhistas por meio da implementação do e-social?
Soluções para a tarefa
Resposta: O eSocial cruza as informações e verifica o cumprimento da legislação referente à saúde do trabalhador, além de trazer muitas alterações na forma de envio das obrigações acessórias existentes atualmente.
Explicação:
O eSocial traz a informatização da relação entre o fisco e os contribuintes (empresas físicas e jurídicas) utilizando a certificação digital, trazendo legitimidade a assinatura digital dos documentos contábeis eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital.
eSocial
Abaixo algumas obrigações que deixaram de existir com o eSocial:
- GFIP - Guia de Recolhimento do FGTS
- Informações à Previdência Social,
- RAIS -Relação Anual de Informações Sociais
- CAT -Comunicação de Acidente de Trabalho.
Esses serviços foram unificados no sistema do eScocial, desburocratizando e melhorando os serviços contábeis.
Leia mais sobre eSocial aqui:
brainly.com.br/tarefa/54202525
#SPJ2