o que é endocórnio ? , como funciona ?, qual (ou quais) orgaos envolvidos ? , estão interligados diretamente a quais sistemas ? , quais doenças estão ligadas a esse sistema ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Endócrino
1.
Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como actividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são disponibilizados na circulação sanguínea pelas Glândulas endócrinas como por exemplo o pâncreas, as suprarrenais, a tireoide ou diferentemente destas expelem substâncias para fora através das glândulas exócrinas como as sudoríparas.
2.
A principal função das glândulas endócrinas é secretar hormônios directamente na corrente sanguínea. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo (local-alvo). Em essência, os hormônios actuam como mensageiros que controlam e coordenam as actividades em todo o corpo.
3.
Hipófise ou pituitária:
Glândula que fica na cavidade óssea do crânio que afeta quase todas as funções do corpo humano. Ela produz vários hormônios importantes e boa parte de suas funções são reguladas pelo hipotálamo. A hipófise se subdivide em duas partes: adenoipófise ou lobo anterior e a neuroipófise ou lobo posterior.
Adenohipófise:
É a parte interior da hipófise capaz de
sintetizar e liberar cerca de 8 hormônios.
Neurohipófise: Parte posterior da hipófise
formada de tecido nervoso. Ele sintetiza a ocitocina e a vasopressina.
Hipotálamo:
Tem a função de regular alguns dos processos metabólicos e outras atividades autônomas. Ele faz intermediação entre o sistema nervoso e o endócrino e libera os hormônios. O hipotálamo controla a temperatura do corpo, a fome, a sede e o principal controlador de expressão emocional e o comportamento sexual. A regulação do metabolismo, da reprodução, a produção de urina e outras sensações, ou seja, é bem abrangente.
Glândula Tireóide:
Localiza-se próxima à laringe e à traqueia. Tem o formato da letra U e mede 5 cm. Produz os hormônios conhecidos como: Tiroxina (T4) etriiodotironina (T3) e o iodo ajuda a glândula na síntese dos hormônios. A falta do iodo causa aumento dessa glândula. Essa glândula é envolvida por um tecido conjuntivo e possui células parafoliculares e células foliculares.
Glândulas Paratireóides:
Elas se encontram na parte frontal da glândula tireóide. Responsáveis pela produção do hormônio paratireoideano e paratormônio. Esse hormônio opera no aumento do teor de cálcio no sangue quando o íon está em baixa concentração.
Pâncreas:
Glândula localizada do lado esquerdo do
abdômen, entre a coluna vertebral e o estômago. O pâncreas desenvolve hormônios como: a insulina e o glucagon. O primeiro é incumbido de reduzir a concentração de açúcar no sangue. A falta desse hormônio causa a diabetes. Já o glucagon aumenta o nível da glicose.
Doenças ligadas:
Andropausa
Colesterol e Triglicerídeos
Crescimento
Diabetes
Distúrbios da Menstruação
Distúrbios da Puberdade
Doenças da Hipófise
Excesso de Pelos
Obesidade
espero ter ajudado um pouco.