Geografia, perguntado por luizadehelena, 1 ano atrás

O que é desconcentração industrial?

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
345

Opah!


Em termos simples, a desconcentração industrial é o fenômeno em que um grande número de empresas deixa algum complexo industrial (em cidades grandes) e vai se instalar em outras cidades, geralmente de pequeno porte.


Neste cenário, é importante destacar que: essas empresas acabam buscam reduzir custos de produção e logísticos. No mais, podemos perceber que, com essa mudança, tais empresas conseguem uma mão-de-obra mais barata.




Cuide-se bem!

Respondido por thaynnaalmeida16
61

Resposta:

   1.  Desconcentração industrial é o nome dado ao processo que se caracteriza tanto pela diminuição do ritmo de crescimento da indústria nos grandes centros urbanos como pelo aumento do número de empresas que preferem transferir suas atividades, instalando novas unidades de produção em cidades menores, geralmente localizadas no interior.

   2. Aumento da disponibilidade de infraestruturas em transportes e redes em algumas áreas mais afastadas do país  afloramento da guerra fiscal, que gerou uma competição entre os estados brasileiros em busca da atração de indústrias  Política governamental de interiorização do território a partir da segunda metade do século XX

   3. Super concentração do capital nas grandes áreas urbanas;  Elevação no preço dos imóveis e no custo da mão de obra;  Congestionamento das redes de transporte e telecomunicação;  Esgotamento de matéria-prima e de energia.

   4.  Eleva-se a geração de empregos, serviços e comércios em áreas pouco desenvolvidas economicamente, além de se promover uma maior democratização em investimentos públicos

   5.  Por outro lado, perde-se muito emprego e geram-se muitas desvantagens econômicas nas áreas em que se registra a chamada “fuga de indústrias”.

   6.  Menor custo de produção;  Melhor infraestrutura urbana;  Leis ambientais mais frágeis; Incentivos fiscais.

Explicação:

espero ter ajudado!!

Perguntas interessantes