O que é consumo consciente e quais são os três r’s do consumo consciente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Reduzir, reutilizar e reciclar.
Explicação passo-a-passo:
Reduzir, reutilizar e reciclar. Os três R's que podem fazer uma enorme diferença para o bolso e para o meio ambiente. O problema é escapar do lugar comum da maneira "moderna" de se viver.
Resposta:
O consumo consciente possui quatro dimensões: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e planejamento do consumo.
Ele nada mais é do que consumir melhor. É consumir considerando as consequências ambientais que você trará com aquele ato, maximizando os impactos positivos e minimizando os negativos de suas escolhas.
Entre as práticas desse novo estilo de vida consciente está conhecer a origem do que você está adquirindo e pesquisar quais matérias-primas estão sendo extraídas, para que no descarte final você consiga diminuir a sua produção de lixos.
Explicação passo-a-passo:
Repense suas escolhas
Suas escolhas de consumo geram impactos ao meio ambiente, aos animais e a sociedade, então avalie todas as opções antes de tomar uma decisão de compra.
Conserte, transforme e reutilize
Os produtos e embalagens podem ser reutilizados para que menos lixo seja gerado. Tente encontrar novas utilidades a produtos que seriam descartados, mostre toda a sua criatividade.
Separe e recicle
Por mais que evite você vai gerar lixo, mas separar e reciclar são mais dois passos para diminuir o efeito desses resíduos no mundo e também contribui para a criação de novos empregos.
Valorize as empresas que reconhecem sua responsabilidade social
Preço e qualidade do produto são importantes, mas comprar em uma empresa que não tem responsabilidade social com o planeta, animais e funcionários não combina com as práticas de consumo consciente.
As pessoas ao seu redor também precisam saber
Repasse essas informações para as pessoas ao seu redor, as práticas do consumo consciente precisam ser disseminadas para que causem diferença e assim possam juntas mudar a lógica atual de produção e consumo.
Faça sua voz valer a pena
Cobre dos políticos e empresas ações que apoiem a prática de consumo consciente.
Valorize a produção local
Tente usar sempre produtos de mão de obra nacional, da lojinha da sua cidade porque além de você saber a procedência, um produto orgânico normalmente gera menos lixo e desperdício.
Lembre-se de evitar canudos e sacolas de plástico.