o que é calor Q? alguém mim responde
Soluções para a tarefa
Resposta:
**Calor é uma energia transitiva que ocorre em corpos com temperaturas diferentes. Quantidade de calor é justamente o calor que está sendo trocado por esses corpos.**
OBS: Quando você estiver estudando sobre trocas de calor, você entenderá um pouco mais sobre isso, mas vou te adiantar...Quando dois ou mais corpos trocam calor entre si, somente entre si, a soma da quantidade de calor absorvido e liberado equivalerá a 0, até que eles atinjam o equilibrio térmico.
∑Qabsorvido+∑Qliberado=0
Para demonstrarmos isso é bem simples.
Imagine um isopor, você coloca gelo e água dentro do mesmo. Com o passar do tempo o gelo irá derreter e a água irá esfriar.
Se desprezarmos as trocas de calor com o ambiente, podemos dizer que a água liberou calor e o gelo absorveu calor, além do próprio isopor, mas por enquanto desconsideremos isso.
A mesma quantidade de calor que a água liberou será a mesma que o gelo irá absorver, sendo assim, podemos dizer que.
Qliberada<0 e Qabsorvida>0
lQabsorvidal = -lQliberadal
Qabsorvida+Qliberada = 0
Já que em um sistema pode haver mais de um corpo recebendo e liberando, então podemos colocar que:
∑Qabsorvida +∑Qliberada = 0
Explicação:
Antes de falar o que realmente é calor, temos que lembrar um pouco da história...O calor nunca foi definido de tal forma como é atualmente, ou seja, relaciona-lo com a temperatura de um corpo é bem atual, do século XIX para ser exato.
Então...A primeira teoria sobre o que era calor, foi dada por Lavoisier no século XVIII. De acordo com ele calor ou calórico, como era enominado a substância que estava presente em todos os corpos. O calórico era um fluindo invísivel e sem massa, que estaria presente em todos os corpos, no interior deles para ser exato. Quanto maior a quantidade de calórico que um corpo possui, maior sua temperatura. Então se dois corpos são postos para interagir entre si, o calórico será transferido para o de menor quantidade de calórico, havendo o equilibrio térmico.
Essa teoria perdurou por muito tempo, até que em 1798 Benjamin Thompson, engenheiro anglo-americano, que estava trabalhando em uma fábrica de armas em Munique, Alemanha.
Thompson estava observando as brocas que eram aquecidas e resfriadas constantemente com água. De acordo com a teoria do calórico a quantidade de calório existente na broca deveria vim do material retirado pela mesma. Então Thompson pensou:"E se usarmos brocas que perderam a capacidade de perfurar, em canhões. O que aconteceria?" Ele pediu para os funcionários pegarem brocas cegas, que tinham perdido a capacidade de perfurar, e mandou eles usarem elas em canhões. O incrível foi que o calor produzido era muito maior do que o produzido pela broca que estava esquentada.
Então Thompson concluiu que a teoria do calórico deveria ser repensada, pois se uma broca que tinha perdido a capacidade de perfurar, produziu um aquecimento tão grande quanto a que estava aquecida, quer dizer que o calor não estaria relacionado com um fluindo existente no interior dos corpos, mas sim no trabalho produzido por tal corpo. Todo trabalho produz energia, sendo assim, Thompson concluiu que o calor poderia está relacionado com isso, com a energia mecânica no caso.
Em 1847, Herman Von Helmholtz definiu calor como energia e para toda energia existiria sua equivalência em calor. Essa hipotese foi provada um ano mais tarde por James Prescott Joule, que fez um experimento que consistia em um peso produzindo movimento em pás que estavam dentro da água, com isso foi produzida energia mecânica, que fez com que a temperatura se alterasse, sendo assim...A preposição feita por Herman estava correta. Energia tem sua equivalência em calor.
James Prescott Joule, deduziu que: "Uma unidade de calor--->Cal--->Equivale a 4,186J--->Unidade de energia mecânica.
Sendo assim, podemos concluir que:
Calor é uma energia transitiva, que ocorre em corpos com temperaturas distintas, ou seja, quando dois ou mais corpos estão em interação, e possuem temperaturas diferentes, eles tenderão a trocar calor entre si, já que eles tenderão a conseguir o equilibrio térmico, quando possuirem a mesma temperatura.