O que é Ballet Contemporâneo ?
Exemplos : Serenade, Agon e Apollo.
Alguns espetáculos para apreciar:
- Tatyana
- Cão sem plumas
- Vero
- 4 x 4
Comente sobre eles separadamente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- O Ballet contemporâneo, mais conhecido por ballet moderno, foi criado no início do século e ainda preserva o uso de pontas e gestuais muiito próximos do ballet Clássico. Neste estilo de dança as coreografias começam a ter ideologias diferentes.
Tatyana -
A trama é aparentemente simples: Oniéguin é um jovem abastado, cosmopolita e entediado, que abandona as diversões da cidade grande para se refugiar na propriedade rural herdada do tio. Lá, conhece o jovem poeta Lenski, noivo de Olga Lárina, a cuja irmã mais velha, a contemplativa Tatyana, é apresentado. Seguem-se a declaração de amor da moça, sua rejeição por Oniéguin, um duelo fatal entre os amigos e um doloroso reencontro do casal, quando o passar dos anos operou neles transformações profundas e decisivas.
Cão sem plumas - O espetáculo é sobre coisas inconcebíveis, que não deveriam ser permitidas. É contra a ignorância humana, a destruição da natureza, sendo o “Cão Sem Plumas” a representação dos rios nordestinos e das pessoas que vivem em seu entorno.
Vero - “VeRo” é um sonho antigo. Um sonho de unir dois dos espetáculos mais dançados da companhia pelo mundo afora, são os dois espetáculos mais potentes da companhia em termos de conceito de investigação do movimento dos passos. “VeRo” é um nome que faz alusão a palavra verdade, a verdade absoluta.
4x4 - O estudo da relação movimento-espaço é uma paixão e uma constante na obra de Deborah Colker. Depois de promover a aproximação da Dança com a Arquitetura, em Casa, espetáculo de 1999, a coreógrafa carioca sentiu a necessidade de somar a colaboração de outros artistas a seu estudo do movimento. O impacto causado por diferentes exposições visitadas por ela entre 1998 e 2000 fez com que as Artes Plásticas se tornassem objeto de desejo e tema mais que perfeito para dar segmento a seu processo investigativo. Afinal, como ela mesma diz, o que é a dança senão imagem em movimento?
Nascia assim 4 POR 4, balé em dois atos e cinco movimentos, onde conceitos como contenção, delicadeza, limitação, ousadia e transparência são explorados pelos bailarinos da Cia Deborah Colker através da interação com obras, pré-existentes e especialmente criadas, de artistas brasileiros de diferentes gerações: Cildo Meireles (Cantos), Chelpa Ferro (Mesa), Victor Arruda (Povinho) e Gringo Cardia (Vasos).
Explicação:
espero ter ajudado.