O que é a Socialização dos prejuízos
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Brasil estava produzindo muito café, porém em função da crise de 1929, não havia compradores. Por causa disso, muito café ficou acumulado e para suprir a falta de compradores internacionais, nessa época, diversas safras de café foram queimadas. O valor da produção destruída era muito inferior ao montante da renda criada. Mesmo assim, permitiu manter a produção e o emprego de cerca de 200.000 trabalhadores. A produção prosseguiu, graças aos subsídios à agricultura, patrocinado pelo Conselho Nacional do Café, conhecidos como “socialização dos prejuízos”.
A socialização dos lucros está intrinsecamente ligada à privatização do lucro, pois essa lógica implica que os prejuízos sofridos em decorrência de um acontecimento devem ser diluídos em toda a sociedade.
A socialização dos prejuízos na Crise de 1929 no Brasil
Por causa do excedente de produção de café sem compradores devido à Crise de 1929, as sacas foram acumuladas. Para diminuir o prejuízo dos produtores, o governo brasileiro passou a comprar as sacas para queimá-las.
Assim, foi possível manter os trabalhadores empregados, muito embora o valor perdido fosse alto, mas era financiado por toda a sociedade que pagava os impostos, enquanto os lucros das compras ficava apenas com os grandes produtores rurais.
Leia mais sobre a Crise de 1929 em:
https://brainly.com.br/tarefa/226150