História, perguntado por nilzangela, 1 ano atrás

O que é a guerra do itapua?

Soluções para a tarefa

Respondido por PdrPaes
0
Na primeira metade do século XIX, a Bahia passou por uma série de levantes escravos. Dentre os fatores que contribuíram para a relativa frequência desses revoltas e conspirações, mais de trinta entre 1807 e 1835, podemos citar o aumento do número de escravos traficados da África para o Brasil, em grande parte, devido ao aumento da produção açucareira nos engenhos e o aumento da carga de trabalho sobre os escravos. A maioria dos africanos traficados para a Bahia, nesse século, veio da região da Nigéria e do Benin, oriundos de diversas etnias, entre elas, os chamados haussás.
Os haussás eram povos africanos consideravelmente islamizados que habitavam a região do interior do Golfo do Benim, no norte da atual Nigéria. Esses povos muçulmanos conviviam com a disputa religiosa e territorial, entre elas uma Jihad (guerra santa islâmica) declarada entre os haussás em 1804, e trouxeram este traço combativo para o Brasil. Na Bahia estiveram diretamente envolvidos no ciclo de revoltas escravas.
Tentei deixar o mais objetivo possível. Se tiver mais alguma dúvida, comente, eu adoraria lhe auxiliar! Se te ajudei, agradeça!

Perguntas interessantes