O que Dom Pedro fazia em São Paulo quando gritou''Independência ou morte''?
Soluções para a tarefa
No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu uma carta das cortes portuguesas, exigindo o seu regresso a Portugal. D. Pedro rejeita tal ideia.
No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro recebe uma carta onde se lia que os seu poderes como regente tinham sido anulados e onde era ordenado o seu regresso a Portugal. Nesse dia estava D. Pedro na zona de São Paulo, junto ao Rio Ipiranga. Após ter lido a referida carta, mostrou a sua indignação gritando: ‘Independência ou morte!’. Este episódio ficou conhecido como a Revolta do Ipiranga. Este facto marca o Dia da Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador. Portugal, só três anos depois é que viria a reconhecer a independência do Brasil.
No momento em que gritou “Independência ou Morte”, Dom Pedro estava em São Paulo para procurar o apoio das elites paulistanas. E no seu retorno, recebeu uma carta da corte de Portugal para voltar ao país, pois seus poderes de regentes haviam acabado.
A independência do Brasil foi um processo que se estendeu de 1821 a 1825. Com ela, o país procurava deixar de ser uma colônia de Portugal. A independência do Brasil foi proclamada no dia 7 de setembro de 1822, por Dom Pedro I, assegurando a emancipação do Brasil como colônia portuguesa. O dia 22 de setembro de 1822 foi um domingo.
O imperador Dom Pedro I levantou a espada e declarou a independência às margens do Rio Ipiranga, localizado no Estado de São Paulo.
É preciso destacar que o processo de independência não teve a presença de grandes conflitos armados com a coroa portuguesa, mas o regime político adotado passou então a se constituir uma monarquia constitucional.
Saiba mais sobre a independência do Brasil em: brainly.com.br/tarefa/17690733
Bons estudos!