Sociologia, perguntado por lecileleca, 1 ano atrás

o que derrotou a ética da solidariedade?

Soluções para a tarefa

Respondido por amylee2007dias66
0

foi isto que encontrei espero que ajude ...

→ A existência de ricos e pobres não é algo “natural”, como escreveu Leão XIII na Encíclica Rerum Novarum (n. 11). A Doutrina Social avançou na compreensão sociológica e geopolítica deste fenômeno, entendendo que temos hoje “empobrecidos”.

Em sua homilia em Havana em 25/01/1998 o então Papa João Paulo II denunciou a existência de um “sistema neoliberal capitalista” que impõe pesados fardos às nações mais frágeis fazendo com que “no concerto das nações haja ricos cada vez mais ricos, às custas de pobres cada vez mais pobres”, expressão que surgiu na reflexão dos Bispos latino-americanos em 1968 (Medellín) e foi repetido em 1979 (Puebla).

Um sistema econômico que exclui

A Exortação Apostólica A Igreja na América atribui ao sistema neoliberal a função ideológica justificadora da brecha crescente entre ricos e pobres (n. 56). Portanto, estamos não apenas diante de um mecanismo de organização econômica, mas diante de um “sistema ético e cultural”, como já havia denunciado João Paulo II na Encíclica Centesimus Annus (n. 39), imbuído de pseudo-valores que levam a sociedade a organizar-se de maneira excludente.

Mais perto de nós, o Papa Francisco é incisivo ao dizer “não” a uma economia de exclusão, à idolatria do dinheiro que governa ao invés de servir e a uma desigualdade social que gera violência. Por isso, para ele esse sistema é injusto em sua raiz porque promove o consumismo, a cultura do descartável e gera a desigualdade social (EG 53; 59).


Perguntas interessantes