O que define a estabilidade de um Átomo? Eu sei sobre a regra do Octeto, porém não consigo entender o porquê de um Átomo ao atingir 8 elétrons em sua camada de valência se estabiliza. O que seria essa estabilidade? Ele se estabiliza em quê? (Em energia elétrica?) O que aconteceria se um Átomo não atingir essa estabilidade?
(Desculpe se não deu pra entender, é meio difícil de explicar minha dúvida.)
Soluções para a tarefa
Olá, sua pergunta é ótima!
Olha! As coisas na natureza tende em ter menor energia, e em relação aos átamos, isso acontece quando estes adquire quando camada mais externa (camada de valência) está cheia, ou seja, tem 8 elétrons ou 2 elétrons no caso do Hélio.
Imagine o Oxigênio (O) que tem 8 prótons ( caga positiva) e 8 neutrons ( não tem carga).
A distribuição eletrônica do Oxigênio no seu estado fundamental é 1s² 2s² 2p⁴
orbital p : [ ⇵ ] [ ↑ ] [↑ ]
Na sua camada de valência ele tem 6 elétrons. 2 que está no orbital (s) e 4 no orbital (p)
Porém o orbital p ele pode ter até 6 elétrons, então é favorável em termo de energia que ele receba 2 elétrons para ocupar esse orbital e assim formará uma ligação com outro átomo que também terá o mesmo problema, com isso terá maior estabilidade. Ele terá 8 elétrons agora na famosa camada de valência. Ficando com a mesma configuração eletrônica de um gás nobre. E o gás nobre tem esse nome justamente por não ser reativo.
[ ⇵ ] [ ⇵ ] [⇵ ]
obs: Alguns casos tem sua exerção.
Cso ele não consiga atingir a estabilidade, ele será reativo (muita energia acumulada) . E para liberar a energia, alguns átomos libera esse energia em forma de partículas alfa, e beta, gama. Com isso entraremos em outro assunto que é a radioatividade.