História, perguntado por carvalhookarol, 1 ano atrás

O que D.Pedro fez para reprimir a revolução no nordeste?

Soluções para a tarefa

Respondido por CHCM
36
Para reprimir a revolução no Nordeste, D. Pedro conseguiu com banqueiros britânicos um empréstimo de 1 milhão de libras e organizou poderosas forças militares, comandadas pelo almirante britânico Thomas Cochrane (no mar) e pelo brigadeiro Fransisco de Lima e Silva (na terra).

Espero ter ajudado!
Respondido por Guimasf
0

Para reprimir a Confederação do Equador, D. Pedro I enviou suas tropas oficiais ao Nordeste. O imperador pediu empréstimos à Inglaterra para organizar novas tropas. Os líderes do movimento foram presos e a revolução foi reprimida e derrotada.

Confederação do Equador

A Confederação do Equador foi motivada pela crise econômica, pelas desigualdades sociais, cobrança de altos impostos e o autoritarismo de D. Pedro I.

A revolta começou em Pernambuco e se espalhou pelo Nordeste. Os rebeldes conseguiram instaurar um governo na região instituindo uma república e pondo fim a escravidão e também houve ampliação dos direitos sociais.

Porém, D. Pedro I tinha poder e autoridade, garantidos pela constituição, que garantia a repressão a qualquer movimento de contestação. As tropas oficiais derrotaram a revolução e participantes foram presos.

Leia mais sobre a Confederação do Equador: https://brainly.com.br/tarefa/2152335

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes