História, perguntado por ggege2088, 1 ano atrás

O que D.João levou com ele quando voltou para Portugal?

Soluções para a tarefa

Respondido por jsjskskskks
5

Resposta:

  No Brasil a situação era diferente, funcionários que haviam recebido cargos públicos e proprietários de escravos e terras do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo, manifestaram-se contra a Revolução do Porto, defendendo a permanência da família real no Brasil. 

           Dias depois, a 26 de abril de 1821, D. João VI deixava o Brasil, acompanhado por 4 mil pessoas. Estava muito abalado e dizia: levando tudo o que puderam, inclusive todo o ouro que existia no Banco do Brasil, agravando com isso a crise financeira que ameaçava sua estabilidade do Brasil. Grupos de brasileiros tentaram impedir a volta das jóias e dos bens do Tesouro para Lisboa, mas foi inútil. Carlota Joaquina, já cansada do Brasil, não quis nem levar a poeira dos seus sapatos e jogou todos no mar. Seu regresso atendia às exigências das Cortes, mas, deixando D. Pedro como príncipe-regente do Brasil, agradava também ao grupo político que defendera a permanência da família real no Brasil - o Partido Brasileiro, que começava então, a se formar. 

           D. João sonhava que, com sua morte, pudesse D. Pedro herdar o trono de Portugal e manter a união dos dois reinos, apesar de já se esboçarem, quando de sua volta a Portugal, movimentos tendentes à independência do Brasil. No entanto, as tentativas do governo constitucional de Lisboa de fazer o Reino reverter à condição de colônia aceleram o processo, levando o próprio Regente a proclamar a independência em 1822 e a ser aclamado Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil, com o título de D. Pedro I.

Perguntas interessantes