O que contribuiu para reverter o quadro de profunda depressão na economia da Rússia, a partir da década de 1990?
Soluções para a tarefa
Com o fim da União Soviética, a Rússia transferiu sua economia para o capitalismo e abriu seu mercado. Para superar a crise que vinha com a falência do antigo regime, houve a desvalorização da moeda russa, que favoreceu exportações, e o investimento estrangeiro. A Rússia também apresenta vantagens geográficas, por ter em seu território fontes de minério e energia para as indústrias.
A partir de 1992, iniciou-se um processo de reforma na Rússia que transformou a fisionomia deste país. O objetivo do governo russo era a construção de uma economia de mercado.
A economia russa nos anos 90
A história econômica da Federação Russa começa após a dissolução da União Soviética em 1991 e o colapso do país como economia de comando, uma nova Federação Russa foi criada sob Boris Yeltsin em 1991.
A federação teve inúmeras reformas econômicas, incluindo privatização e liberalização do comércio, devido ao colapso do comunismo. Embora a economia esteja muito mais estável em comparação com a década de 1990, a inflação ainda é um problema para a Rússia.
Sob a liderança de Yeltsin, o país voltou-se para o desenvolvimento de uma economia de mercado, implementando princípios básicos como preços determinados pelo mercado. Dois objetivos fundamentais e interdependentes: estabilização macroeconômica e reestruturação econômica: a transição do planejamento central para uma economia de mercado.
A primeira envolveu a implementação de políticas fiscais e monetárias que promovam o crescimento econômico em um ambiente de preços e taxas de câmbio estáveis. Este último exigia o estabelecimento de entidades comerciais e institucionais (bancos, propriedade privada e códigos jurídicos comerciais) que permitissem o funcionamento eficiente da economia.
Se você quiser ler mais sobre a economia russa, você pode ver este link:
https://brainly.com.br/tarefa/13204912
#SPJ2