ENEM, perguntado por eriveltonsousa772, 6 meses atrás

O que causou o declínio da produção da borracha?segundo ciclo da borracha

Soluções para a tarefa

Respondido por cDanny0687
4

No início do século XX, a supremacia da borracha brasileira sofreu forte declínio com a concorrência promovida pelo látex explorado no continente asiático. A brusca queda do valor de mercado fez com que muitos aviadores fossem obrigados a vender toda sua produção em valores muito abaixo do investimento empregado na produção. Entre 1910 e 1920, a crise da seringa amazônica levou diversos aviadores à falência e endividou os cofres públicos que estocavam a borracha na tentativa de elevar os preços.

Respondido por mcavestrocorreia
1

Resposta:

A ocorrência deste declínio e do golpe que os produtores da borracha sofreram pode ser entendida como consequência da falta de estímulo do governo imperial que não criou programas de desenvolvimento e proteção aos produtores de borracha, pois estavam atrelados ao interesse econômico dos cafeicultores.

Em 1910, tem início a concorrência da Hevea brasiliensis plantada na Ásia, utilizando aquelas sementes contrabandeadas décadas antes e produzindo a custos muito inferiores aos da mata nativa no Brasil. Isso provoca uma queda brusca no preço do látex, tornando impossível a exploração comercial da borracha amazônica.

A principal razão do declínio da economia, ou Ciclo, da Borracha foi a ascensão do cultivo do produto em outros países, em especial no Congo (onde foi explorada pelos Belgas) e na Malásia, onde foi explorada pelos ingleses, o que fez com que o preço do produto caísse e, consequentemente, que a atividade econômica

Explicação:

Perguntas interessantes