O que as expressões “menoridade” e “maioridade”, do texto de Kant, têm a ver com o conceito de autonomia?
Soluções para a tarefa
De acordo com a filosófica do grande Kant a menoridade nada mais é do que estado do sujeito que pode se recusar a exercer a sua autonomia, e a maioridade é o estado de quem cumpre com a sua obrigação moral de ser autônomo.
Dessa forma, ninguém pode se guiar por uma conjunto alheio de valores de tradições e colocando nos outros toda a responsabilidade de decidir como a sua própria liberdade deveria ser exercida e também em que acreditaria.
Muito pelo contrário, cabia a pessoa ser autônoma, pensar por si mesma e assumir os seus próprios riscos, se por no mundo em busca do que melhor que ela pudesse ser e conseguir.
Bons estudos!
Resposta:
Para Kant, a menoridade está relacionada com a incapacidade do individuo de pensar criticamente, muitas vezes evidenciada pelo comodismo e pela própria preguiça intelectual também é designada como a fase onde o ser humano ainda não tem nenhum tipo de emancipação intelectual, o ser humano nesse momento ainda não faz uso de sua própria razão, age impulsivamente.
Já a maioridade, para o especialista, está relacionada com a capacidade de pensar e refletir sobre as temáticas que se adentram na sociedade, estimuladas pela autonomia e proatividade, as quais podem ser desenvolvidas no âmbito escolar e também é entendida como fase de emancipação intelectual, onde as ações são movidas por uma razão própria, conhecedora de padrões éticos e morais de ação.
Explicação: