História, perguntado por patriciaescola, 1 ano atrás

O que aconteceu no conceito de encomienda

Soluções para a tarefa

Respondido por mayk123
0
 "ENCOMIENDA" - 

A encomienda era uma forma de trabalho compulsório indígena, realizado nas zonas rurais, no qual a força de trabalho era trocada pela catequese. Devemos lembrar que naquela época a forma de trabalho escravo era proibida pela Igreja(para os não-negros). Ao receberem ensinamentos religiosos, a Igreja se contentava e dizia que eles estariam ganhando a catequese em troca de seu trabalho. Outro fato importante era que os índios não queriam ser evangelizados. Foi realizada principalmente na Colonização espanhola das Américas nos impérios Inca e Asteca, onde a oferta de mão-de-obra era maior e antes de ser substituída pela mita. 

A encomienda também serviu como centro de aculturação e de evangelização obrigatória. Os indígenas eram reagrupados pelos encomenderos, os povos chamados "doctrinas", onde deviam trabalhar e receber o ensino da doutrina cristã a cargo generalmente de religiosos pertencentes a ordens regulares. Os indígenas deviam encarregar-se também da manutenção dos religiosos. 

As constantes denúncias frente aos maltratos dos indígenas por parte dos encomenderos e o advento da chamada catástrofe demográfica da população indígena, provocaram a crise da encomienda desde finais do século XVII, mas em alguns lugares chegou a sobreviver até o século XVIII. A encomienda foi sendo substituída por um sistema de escravidão aberta de pessoas sequestradas na África e levadas forçosamente para a América. A exploração do indígena na América espanhola se iniciou com a encomienda. 
Perguntas interessantes