O que aconteceu com o teatro na virada do séc XX?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:O começo do século XX marca talvez o período mais crítico do teatro brasileiro.
Sob influência do preciosismo vocabular de Coelho Neto (“O Diabo no Corpo”, “A Mulher”, “O Pedido, Quebranto”), os autores da época enveredaram por caminhos que os conduziram à verbosidade antiteatral. Incluem-se nessa linha Goulart de Andrade (“Renúncia”, “Depois da Morte”), João do Rio (“A Bela Madame Vargas”, “Um chá das Cinco”), Roberto Gomes (“Casa Fechada”, “Berenice”), Paulo Gonçalves (“As Noivas”, “A Comédia do Coração”) e Gastão Trojeiro (“Onde Canta o Sabiá”, “Cala Boca, Etelvina!…).
Mas a época registra a consagração de alguns atores como Itália Fausta, Apolônia Pinto, Leonardo Fróes (v.), Jaime Costa, Cochita de Morais, Abigail Maia, Iracema de Alencar, Procópio Ferreira e Dulcina de Morais.
Contra esse teatro indeciso e acadêmico investiu o movimento modernista de 1922, com Eugênia e Álvaro Moreira, fundadores do Teatro de Brinquedo; Joracy Camargo, cuja peça “Deus Lhe Pague” é considerada a primeira tentativa de teatro social no país; e Oswald de Andrade, um dos maiores representantes do Modernismo, com suas experiências dadaístas e surrealistas em “O Homem e o Cavalo”, “A Mostra” e “O Rei da Vela”.
Embora a dramaturgia modernista não tenha colaborado diretamente para a formulação das futuras diretrizes do teatro brasileiro, suas reivindicações – sementes de toda uma nova concepção estética – tornaram possível a eclosão de movimentos que romperam de vez as amarras da tradição portuguesa.
Resposta: Teatro, do grego θέατρον , é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. Também denomina-se teatro o edifício onde se desenvolve esta forma de arte, podendo também ser local de apresentações para a dança, recitais, etc.
Segundo a Enciclopédia Britânica , a palavra teatro deriva do grego (θεάομαι) - olhar com atenção, perceber, contemplar (1990, volume. 28:515). não significa ver no sentido comum, mas sim ter uma experiência intensa, envolvente, meditativa, inquiridora, a fim de descobrir o significado mais profundo; uma cuidadosa e deliberada visão que interpreta seu objeto[2]
O teatro, mais do que ser um local público onde se vê, é o lugar condensado da vivência das ambiguidades e paradoxos, onde as coisas são tomadas em mais de uma forma ou sentido. Robson Camargo assim o define (2005:1):