Ed. Física, perguntado por nick137, 1 ano atrás

o que acontece com o nosso organismo quando praticamos atividade física

Soluções para a tarefa

Respondido por BiiaGalvão
64
Quando a atividade física é praticada, o organismo reage de alguma forma e essas reações são praticamente iguais para todas as pessoas, o que diferencia é a intensidade. O suor, o aumento da frequência cardíaca, respiração intensa são reações provocadas por diversas alterações que ocorrem no corpo durante os exercícios.

nick137: obrigado
Respondido por AndreLRCoelho
31
1-Músculo: O músculo utiliza a glicose e ATP (trifosfato de adenosina) para contração e movimentos do mesmo. A glicose é o açúcar que vêm dos alimentos que comemos na forma de glicogênio. Contudo o corpo só tem pequenos espaços para armazenar a glicose e o ATP. Para criar mais ATP , o seu corpo precisa de oxigênio extra, por isso aumenta a respiração e seu coração começa a bombear mais sangue para os músculos.
Sem oxigênio suficiente, ácido láctico irá se formar no lugar do ATP. O ácido láctico é normalmente liberado do corpo dentro de 30 a 60 minutos após um treino. Este ácido lático gera a dor muscular que sentimos após muito esforço. Esta dor muscular após mudar o treino de musculação só significa que há mudanças que ocorrem nesses músculos, e normalmente dura de um a dois dias.
2-Pulmões: Durante um exercício físico a sua respiração se acelera e fica mais pesada, isso porque seu corpo pode precisar de até 15 vezes mais oxigênio quando está se exercitando. Sua taxa de respiração irá aumentar até os músculos que rodeiam os pulmões se expandirem o máximo que puderem. Então você alcança a capacidade máxima de utilização de oxigênio, que é chamado de VO 2 max . Quanto maior o VO 2 max , mais resistente a pessoa será.
3-Coração: Quando você se exercita, a freqüência cardíaca aumenta com a atividade física para fornecer mais sangue oxigenado para os músculos. Quanto mais você se exercita, mais eficiente será o seu coração durante um exercício, podendo treinar mais forte e por mais tempo. O exercício também estimula o crescimento de novos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial em vários casos.
4-Intestino: Quando você está praticando algum exercício ocorre a liberação de diversos hormônios que estimulam os movimentos do intestino. Explicando melhor, ocorre uma aceleração no processo de condução do bolo alimentar pelo intestino e consequente evacuação. Podemos concluir com isso que a prática regular de exercícios promove gradativamente o aumento do metabolismo de um modo geral, inclusive a digestão. O fortalecimento da musculatura, sobretudo a abdominal, favorece a melhora do movimento intestinal,o que também auxilia no processo. Veja aqui como você pode utilizar a tecnologia para fortalecer seu abdomen[Lançamento] Conheça o Runtastic Six Pack e crie a tão desejada barriga de tanquinho.
5-Cérebro: Durante um exercício físico o cérebro também se beneficia. As células do cérebro começam a funcionar a um nível superior, fazendo você se sentir mais alerta e desperto durante o exercício. Se você pratica esportes regularmente, o cérebro se acostuma com este aumento frequente de sangue e se adapta ligando ou desligando certos genes. Estas mudanças estimulam o funcionamento das células cerebrais e protege contra doenças como: Alzheimer, Parkinson ou mesmo o tão temido AVC (acidente vascular cerebral).
O cérebro também libera dopamina e glutamato, para obter os braços e as pernas em movimento, assim como o ácido gama-aminobutírico, um neurotransmissor para mantê-los se movendo em uma forma suave e controlada.
A serotonina, um neurotransmissor conhecido por seu papel no humor e depressão também é ativada no cérebro enquanto nos exercitamos.
Hipocampo
Esta parte do cérebro é responsável na aprendizagem e na memória, e é uma das poucas partes do cérebro que pode fazer novas células cerebrais. Exercício físico facilita este processo, graças ao oxigênio adicional no cérebro.
Hipotálamo: O hipotálamo é responsável pela temperatura do corpo, bem como o equilíbrio de sal e de água, entre outras funções. Como seu corpo se aquece, ele manda a mensagem para a pele produzir o suor para manter o corpo fresco .

Hipófise: Este centro de controle no cérebro alerta as glândulas supra-renais para bombear para fora os hormônios necessários para o movimento. Ele também libera hormônios de crescimento. Hormônio do crescimento humano age como um guarda de segurança para o músculo, ele pede pro corpo queimar gordura para obter energia em seu lugar.

Rins: A velocidade com que o sangue filtra os rins pode mudar dependendo do seu nível de esforço. Após um exercício físico intenso, maiores níveis de proteínas são filtradas através da urina pelos rins. Eles também desencadeam melhor reabsorção de água, resultando em menos urina.

6-Articulações: Tornozelos, joelhos, quadris, cotovelos e ombros todos têm funções muito diferentes, mas operam de maneira semelhante.Cada conjunto é revestido com tecido de amortecimento nas extremidades dos ossos chamados de cartilagem. Bem como dos tecidos moles e do fluido lubrificante, para ajudar a promover um movimento suave e fácil. Já os ligamentos e tendões proporcionar estabilidade. Ao longo do tempo, o amortecimento em torno das articulações pode começar a se desgastar ou degenerar, como ocorre em pessoas com osteoartrite, o tipo mais comum de artrite. O pico de massa óssea é atingido na idade adulta e em seguida começa um lento declínio. Porém o exercício pode ajudá-lo a manter a massa óssea saudável à medida que envelhece.


nick137: eita
AndreLRCoelho: Simples assim rsrsrs
Perguntas interessantes