O que acontece com as reações químicas em um mamífero quando esta em um local com baixa temperatura?
Soluções para a tarefa
A temperatura central média de um ser humano, quando medida na boca, fica na faixa de 36,7°C e 37°C, porém pode variar quando se pratica exercício físico intenso ou quando se está exposto a temperaturas
Para ajudar a manter a temperatura constante, algumas partes do corpo são fundamentais, pois atuam como materiais isolantes.
Os principais sistemas isolantes do corpo são:
a peleos tecidos subcutâneosa gordura dos tecidos subcutâneos.........Para que haja um controle efetivo da temperatura corporal é necessário haver um equilíbrio dinâmico entre a quantidade de calor produzida e a quantidade perdida. E isto se faz através de diversos mecanismos.
- Ganho de Calor:
A produção de calor é um dos principais resultados do metabolismo. E os fatores que determinam a taxa de produção de calor são:
valor basal do metabolismo celular.aumento do metabolismo pela atividade muscular.aumento do metabolismo em decorrência da maior atividade química nas células.aumento do metabolismo determinado pelo efeito da tiroxina sobre o metabolismo celular.aumento da estimulação simpática sobre as células (ação da adrnalina noradrenalina).Os órgãos internos (fígado, cérebro, coração e músculos esqueléticos) são os principais responsáveis pela produção de calor. Este calor é então transferido para a pele, onde é perdido para o meio ambiente.
Nas situações em que a temperatura do corpo estiver excessivamente baixa, o organismo atuará com mecanismos geradores de calor:
vasoconstrição cutânea em todo o corpopiloereçãoaumento da produção de calorestimulação hipotalâmica dos calafriosexcitação química simpática da produção de caloraumento da produção de tiroxinaambientais severasO Papel do Hipotálamo na regulação da Temperatura.:
Os mecanismos de feedback que regulam a temperatura do corpo operam por meio dos centros termorreguladores localizados no hipotálamo, auxiliados por detectores de temperatura que determinam se a temperatura corporal está excessivamente quente ou fria. Os impulsos provenientes desta área são transmitidos pelas vias autonômicas para a medula e, daí pela via simpática para a pele de todo o corpo.
O hipotálamo anterior contém grande número de neurônios sensíveis ao calor e ao frio para o controle da temperatura corporal. Um aumento na freqüência de sua descarga é observado quando a temperatura sobe (neurônios sensíveis ao calor) ou desce (neurônios sensíveis ao frio).
Quando a área do hipotálamo anterior é aquecida, verifica-se imediatamente por todo o corpo uma sudorese intensa na pele associada a uma vasodilatação cutânea. Alem disso, outros receptores localizados na pele e nos tecidos corporais mais profundos também atuam na regulação da temperatura. Estes receptores são mais sensíveis ao frio do que ao calor, sendo bem provável que estejam relacionados com a prevenção a hipotermia (prevenção a baixas temperaturas corporais).
Uma outra maneira de se ativar a sudorese é através da adrenalina ou da noradrenalina que circula no sangue. Estes hormônios são importantes, pois quando praticamos atividades físicas a medula supra renal libera-os na corrente sangüínea.