o que a literatura brasileira tem em comum com a literatura africana?
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Apesar de o Romantismo brasileiro já apresentar alguns ecos nas literaturas africanas de língua portuguesa no final do século XIX e no início do século XX, é, nos anos 1930, 1940 e 1950, que a intertextualidade com a literatura brasileira se faz mais evidente. Em Angola, António Jacinto, importante poeta da geração Mensagem, chama atenção para a presença literária brasileira nos jovens poetas angolanos dos anos 50. Costa Andrade, outro escritor angolano, também é incisivo a esse respeito: “Entre a nossa literatura e a vossa, amigos brasileiros, os elos são muito fortes. (…) É fácil ao observador corrente encontrar Jorge Amado e seus Capitães da areia nos nossos melhores escritores. Drummond de Andrade, Graciliano,” (…) (FERREIRA, 1989:141). O poeta Maurício Gomes de Almeida é uma das vozes angolanas desse tempo de busca de uma literatura autenticamente voltada para Angola. Propondo uma ruptura com os cânones lusitanos, funda uma poética, cujo lema era: “Vamos descobrir Angola!” e cujos paradigmas passam a se pautar pelo Modernismo brasileiro:
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