O quadro "Guernica" foi pintado em 1937, em Paris, pelo espanhol Pablo Picasso. Dita obra representa a violência e as atrocidades cometidas na cidade basca, de mesmo nome, durante a Guerra Civil Espanhola. Permaneceu vários anos no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, até que, em 1981, foi transferido para a Espanha. Sua permanência por quase meio século fora da Espanha relaciona-se: a) à perseguição aos artistas judeus, que caracterizou os diversos regimes totalitários europeus do século XX. b) ao rompimento das relações diplomáticas entre Espanha e Estados Unidos da América após o fim da Segunda Guerra Mundial. c) à perseguição movida contra os bascos, que iniciaram a guerra civil na Espanha, que terminou com a morte de Franco em 1975. d) ao período em que a ditadura do General Franco estava no poder, pois o quadro representava uma crítica à repressão adotada pelo governo à rebelião popular. e) ao desaparecimento das forças antifascistas, como os anarquistas e os comunistas, em virtude da repressão adotada no país.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D) Ao período em que a ditadura do General Franco estava no poder, pois o quadro representava uma crítica à repressão adotada pelo governo à rebelião popular.
Explicação:
Isto se explica pelo fato de Franco, que era o líder dos monarquistas e ultraconservadores na Guerra Civil Espanhola cujas as forças realizaram os bombardeios retratados no quadro, ter permanecido no poder até 1975. É correta a alternativa D.
Quais eram as forças em oposição na Guerra Civil Espanhola?
De um lado estavam os ultranacionalistas e ultraconservadores, o que incluía até mesmo as forças monarquistas, que adotavam posições "inspiradas" no Fascismo e se aproximavam de Itália e Alemanha e do outro um conjunto amplo de forças democráticas, o que incluía diversos grupos socialistas e grupos liberais.
Mais sobre a Guerra Civil Espanhola em:
https://brainly.com.br/tarefa/5676209