O quadro clínico da giardíase pode apresentar manifestações como cólica abdominal, fezes pastosas e com odor putrefato, náuseas e flatulência, inclusive chegar à giardíase crônica, com episódios de diarreia seguidos de período de constipação por anos, além de quadros alérgicos.
Tomando como referência o diagnóstico laboratorial da giardíase, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A identificação de cistos em fezes diarreicas ou trofozoítos em fezes formadas pode ser realizada através do exame direto a fresco ou corado com lugol ou hematoxilina férrica.
( ) Há a pesquisa de antígenos do protozoário em fluido jejunal e em material fecal (Elisa Direto) e anticorpos presentes no soro (Elisa Indireto).
( ) Os métodos parasitológicos empregados em fezes formadas são Lutz e Faust, mas em função da liberação intermitente de cistos estes exames podem apresentar resultados falsos-negativos, sendo recomendado teste Elisa para pesquisa de corproantígeno, devido a sua alta sensibilidade.
( ) Para a identificação do parasita é importante conhecer a morfologia que consiste em: o cisto (forma infectante) oval da Giardia lamblia possui 1 núcleo e o trofozoíto (forma ativa) apresenta a forma de pêra, dorso convexo e 10 flagelos (em pares), com 2 núcleos, disco ventral que permite a adesão do protozoário à mucosa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
a.
V – F – V – F.
b.
F – V – V – F.
c.
V – F – V – V.
d.
F – F – V – V.
e.
V – V – F – F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
b.
F – V – V – F.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA.
Perguntas interessantes