O quadro apresenta parte dos resultados de estudo sobre os fatores associados ao desempenho escolar dos estudantes no Saresp 2019.
Soluções para a tarefa
Resposta:
II, II e IV
Explicação:
Segundo a afirmativa II, a promoção sistemática de estratégias de recuperação e reforço escolar contribuiu para assegurar, a todos os estudantes, novas oportunidades para que solucionem suas lacunas de aprendizagem. Na Unidade 1, no podcast sobre políticas e estratégias para promoção da equidade, Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação, refere-se a estratégias de reforço e recuperação.
Além disso, segundo a afirmativa III, o maior comprometimento da família com os estudos dos filhos (em decorrência do estreitamento dos laços entre família e escola) pode incentivá-los a se dedicar mais, fazer suas tarefas etc., com reflexos positivos em sua aprendizagem.
Por fim, segundo a afirmativa IV, a escola pode investir, com sucesso, para que os estudantes gostem mais de estudar, especialmente quando investe em atividades que estimulem que sejam protagonistas de sua aprendizagem e que tenham oportunidade de se dedicar a temas conectados à sua realidade e ao contexto da escola, por exemplo. É possível, ainda, que a escola desenvolva ações e projetos que invistam para que as situações de bullying sejam eliminadas, especialmente quando os estudantes têm oportunidades para desenvolver a empatia e o respeito às diferenças. Afinal, investir em ações para eliminar as situações em que o bullying se manifesta na escola é uma medida para que todos os estudantes possam aprender.
Resposta:
II, III e IV
Explicação:
Segundo a afirmativa II, a promoção sistemática de estratégias de recuperação e reforço escolar contribuiu para assegurar, a todos os estudantes, novas oportunidades para que solucionem suas lacunas de aprendizagem.
Na Unidade 1, no podcast sobre políticas e estratégias para promoção da equidade, Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação, refere-se a estratégias de reforço e recuperação.
Além disso, segundo a afirmativa III, o maior comprometimento da família com os estudos dos filhos pode incentivá-los a se dedicar mais, fazer suas tarefas etc., com reflexos positivos em sua aprendizagem.