O pulmão humano suporta diferenças de pressão de até (1/20) atm aproximadamente; se alguém resolve nadar submerso num lago, respirando através de um canudo aberto para a superfície, qual deverá ser a profundidade máxima do nadador, para que não enfrente problemas respiratórios?
(dado: 1 atm = 10^5 N/m²)
Soluções para a tarefa
100000/20 = 5000Pa.
5000 = 1000.10. H
H = 0,5 metros.
Um dado muito importante que o exercício não nos traz é que a cada 10 metros de profundidade (ao nível do mar) se aumenta 1 atm de pressão. Isso quer dizer que em 10 metros de profundidade a pressão é de 2 atm. Logo, 1/20 de pressão a mais que a pressão atmosférica é 0,5 atm, então a profundidade é de 0,5 metros ou 50 cm de profundidade.
Pelo Sistema internacional de Medidas, N/m² é a unidade de Pressão, 1N/m² equivale a 1 Pa. Mas comumente utilizamos a medida de pressão em atmosfera, consideramos que 1 atm seja a pressão ao nível do mar. A cada 10 metros que mergulhamos, a pressão atmosférica aumenta 1 atm,.
No entanto, para ser um cálculo devidamente preciso, também podemos calcular a partir da fórmula da pressão hidrostática, tendo que a pressão total sobre o corpo será a pressão hidrostática somada a pressão atmosférica.
A fórmula da pressão hidrostática é dada por:
P=μ.g.h
Onde:
- P é a a pressão hidrotática [N/m²]
- μ é a densidade do líquido [kg/m³]
- g é a aceleração da gravidade [m/s²]
- h é a profundidade ou também conhecido como coluna de água [m]
Veja mais sobre pressão em: brainly.com.br/tarefa/34197415