O projeto saúde articulado ao mercado ou a reatualização do modelo médico assistencial privatista, está pautado na Política de Ajuste que tem como principais tendências a contenção dos gastos com racionalização da oferta; descentralização com isenção de responsabilidade do poder central. A tarefa do Estado, nesse projeto, consiste em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Garantir um máximo aos que não podem pagar, ficando para o setor privado o atendimento complementar.
Explicação:
De acordo com o texto completo apresentado estão corretas as afirmativas realizadas nas nos itens I, II e III. Assim, nossa alternativa correta é a letra A.
O que é o modelo médico assistencial privatista?
Este modelo médico pode ser assim descrito: o Estado é um financiador, neste caso, direto e indireto. Já o setor privado é prestador e o setor privado internacional é o responsável por fornecer os equipamentos que serão utilizados na assistência médica. Por fim, o estado fica responsável por ofertar políticas compensatórias, através de ações simplificadas, para que possa se legitimar.
Para melhor entendimento da questão, a continuação da questão e as alternativas são as seguintes:
(...) consiste em garantir um mínimo aos que não podem pagar, ficando para o setor privado o atendimento aos que têm acesso ao mercado. Suas principais propostas são: caráter focalizado para atender às populações vulneráveis por meio do pacote básico para a saúde, ampliação da privatização, estímulo ao seguro privado, descentralização dos serviços em nível local e eliminação da vinculação de fonte com relação ao financiamento. [...]
Nesse contexto, diversas entidades situadas até então no campo progressista têm substituído suas lutas coletivas por lutas corporativas, restritas aos grupos de interesses. Essa concepção está de acordo com o ideário das classes dominantes que tem como perspectiva a ‘americanização perversa’ da sociedade brasileira, neutralizando os processos de resistência com a utilização de estratégias persuasivas, obrigando os trabalhadores a uma prática política defensiva (VIANA, 1999). Esse projeto coletivo, cuja construção iniciou-se nos anos de 1980, tem sido questionado e substituído pelo projeto corporativo que procura naturalizar a objetividade da ordem burguesa.
De acordo com o texto, pode-se afirmar que a nova configuração da política de saúde irá impactar o trabalho do Assistente Social em diversas dimensões. Dados os itens abaixo,
I. Ampliação do trabalho precarizado.
II. Formação profissional.
III. Influências teóricas.
Verifica-se que está(ão) correto(s):
A) I, II e III.
B) II e III, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II, apenas.
E) I, apenas.
Para saber mais sobre modelo médico assistencial privatista:
https://brainly.com.br/tarefa/51639846
#SPJ2