O Programa Nacional de Educação Ambiental, publicado em 2005 pelo Ministério do Meio Ambiente, propõe que a prática de Educação Ambiental deve ir além da disponibilização de informações: A participação e o controle social destinam-se ao empoderamento dos grupos sociais para intervirem, de modo qualificado, nos processos decisórios sobre o acesso aos recursos ambientais e seu uso. Neste sentido, é necessário que a educação ambiental busque superar assimetrias nos planos cognitivos e organizativos, já que a desigualdade e a injustiça social ainda são características da sociedade. Assim, a prática da educação ambiental deve ir além da disponibilização de informações. Essa perspectiva deve contribuir para a socialização de conhecimentos, inclusive por intermédio do uso de tecnologias voltadas, por exemplo, para reciclagem e desenvolvimento de produtos biodegradáveis, desenvolvidas em universidades, organizações não-governamentais e empresas privadas. Deve-se buscar ainda o aproveitamento adequado de espaços ociosos das universidades públicas e privadas, como laboratórios de pesquisa e outros. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2013. Com base nos princípios acima, diferentes atores sociais que sofrem ou sofrerão interferência direta ou indireta do Aproveitamento Hidroelétrico (AHE) de Belo Monte devem ser contemplados com iniciativas de Educação Ambiental. Assinale a alternativa que apresenta propostas de Educação Ambiental alinhadas a esses princípios.
.
a) O foco das propostas de Educação Ambiental para os pescadores enfatizará os estudos da ictiofauna local, tais como dourada, pirarucu e piramutaba, com vistas a garantir seu estoque futuro. Este estudo será realizado por equipes formadas por pesquisadores de universidades consorciadas.
b) O foco das propostas de Educação Ambiental para os quilombolas preverá a conservação da cultura local, bem como sua disseminação como prática norteadora do desenvolvimento local e do empoderamento dos demais grupos sociais.
c) O foco das propostas de Educação Ambiental para a população urbana será estruturado na busca por maior justiça social a partir da produção de energia elétrica, por meio da escolha de uma nova matriz de desenvolvimento local que gere empregos e dissemine esta proposta.
d) O foco das propostas de Educação Ambiental para a população da área de influência direta será a disseminação de conhecimentos, incentivando ações conservacionistas para as áreas naturais, que podem contribuir para a prevenção de doenças como malária, leishmaniose tegumentar e dengue.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra "d"
Explicação: Olhe esse comando aqui: "interferência direta ou indireta do Aproveitamento Hidroelétrico (AHE) de Belo Monte", Ele direciona para algo relacionado a água, a ''d'' fala sobre doenças que estão relacionadas ao elemento, enquanto as outras nada falam direta ou indiretamente sobre hidrelétricas.
Perceba que texto está direcionando para o ato de agir, fazer algo, não ficar apenas na teoria, deve fazer muito mais que isso:"propõe que a prática de Educação Ambiental deve ir além da disponibilização de informações:"
"Essa perspectiva deve contribuir para a socialização de conhecimentos", Percebe que a letra "d" traz esse objetivo indiretamente?
Olhe:letra d - " O foco das propostas de Educação Ambiental para a população da área de influência direta será a disseminação de conhecimentos,..."
As outras alternativas possuem objetivos que extrapolam o que o texto diz.