O Processo seletivo pode ser bastante traumático. Sobretudo se você é avaliado por uma única entrevista, carregada de um viés subjetivo afetado pelos ventos inconscientes. Se o seu currículo é muito bom, ou você demonstra ter muito conhecimento, no inconsciente de um selecionador inseguro a sua fala causa o efeito de um terremoto. Levantando do fundo do rio resíduos do medo, esse maremoto manifesta mecanismos de defesa como a racionalização buscando explicações para excluir você do processo de qualquer maneira. O ambiente da empresa não é bom. Construído sobre um terreno arenoso, o poderoso edifício-carreira de Fúlvia foi erguido rapidamente. Indicada por uma colega, seu lastro-âncora é frágil e superficial. Ao invés de alicerce sólido da competência, a gestão do RH foi obrigada a aceitá-la pela indicação da diretora do Marketing, mãe de sua colega.
Novos ventos fortes ameaçando a costa, como você, chegando com todo esse barulho de raios e trovões, foram sentidos como uma ameaça, uma vez que a diretora de Marketing vem sendo criticada pela baixa aceitação dos novos produtos da empresa lançados no mercado. E Fúlvia sabia do efeito dominó que o Tsunami é capaz de ocasionar. Caindo uma, a outra cairia também. Assim, optou por uma reposição segura, ocupando a vaga com quem não poderia substituí-la a altura e assim você foi dispensado com um e-mail padrão com os seguintes dizeres:
Boa noite, tudo bem?
Ficamos muito contentes com sua participação em nosso processo seletivo para orientador de estágio e agradecemos sua disponibilidade. Deixaremos seu currículo anexo em nossos dados para novas oportunidades e ficamos a disposição para parcerias.
Grande abraço!
Sem obter nenhum tipo de feedback sobre os reais motivos pelos quais você foi dispensado, ficou arrasado, cabendo agora ser reconstruído a partir dos destroços que esse processo seletivo produziu.
Relacionando o texto sobre o processo seletivo em sua alegoria com a questão das catástrofes, assinale a alternativa abaixo que melhor representa os efeitos que a ocorrência de desastres ambientais causam em suas vítimas:
Escolha uma:
a.
Sensação de alegria ao ser abandonado à própria sorte. Esperava ter mais tranqüilidade, mesmo sabendo que morar ali poderia ser perigoso. Sensação de alegria que se sente ao ser rejeitado na seleção sabendo que tem condições de preencher a vaga.
b.
Sensação de bem-estar por estar vivo, e poder ter a oportunidade de passar por uma situação limite e estar na condição de contar a história de um sobrevivente. Ser rejeitado é bom, passar por situações neste mundo de injustiças e possibilidades de acidentes.
c.
Sensação de perplexidade. A pessoa se pergunta porque esse acidente acontece com ela, assim como se pergunta como alguém capaz de fazer um processo seletivo tão ruim e incompleto (uma entrevista) consegue um cargo como esse em uma empresa como essa. Correto
d.
Sensação de ingratidão. A pessoa irá culpar a empresa (ou Deus) por não ter lhe dado oportunidade. Os interesses de muitos se soprepõem aos interesses de um só, a empresa está acima do bem e acima do mal, assim como Fúlvia ou (Deus) que não erra jamais.
e.
Sensação de tranqüilidade, já que essas coisas podem acontecer, e que nosso destino é por nós incontrolável, tal como a possibilidade de um terremoto ou a possibilidade de transparência e honestidade em um processo seletivo.
RESPOSTA CORRETA (CORRIGIDA PELO AVA): LETRA C, "Sensação de Perplexidade..."
Soluções para a tarefa
A alternativa C está correta.
As estratégias de Marketing aplicadas nas pequenas e médias empresas, possuem grande importância, pois nessas empresas alguns pontos que são de difícil administração e controle passam a ser pontos fortes.
Por exemplo: A sinergia entre os departamentos.
Nas pequenas e médias empresas, em face de sua estrutura pouco complexa e com poucos degraus hierárquicos, a implementação de uma política visando a satisfação do consumidor é de mais fácil assimilação, pois várias ações de Marketing não são necessariamente atreladas a vultosas somas de recursos, mas sim em outras características que as empresas carecem.
Resposta:
Sensação de perplexidade. A pessoa se pergunta porque esse acidente acontece com ela, assim como se pergunta como alguém capaz de fazer um processo seletivo tão ruim e incompleto (uma entrevista) consegue um cargo como esse em uma empresa como essa.
Explicação:
Corrigido pelo AVA ! CORRETO!