O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores. De acordo com esse conceito, a determinação do estado de saúde de uma pessoa é um processo complexo que envolve diversos fatores. Diferentemente da teoria da unicausalidade, muito aceita no início do século XX, que considera como fator único de surgimento de doenças um agente etiológico - vírus, bactérias, protozoários, o conceito de saúde-doença estuda os fatores biológicos, econômicos, sociais e culturais e, com eles, pretende obter possíveis motivações para o surgimento de alguma enfermidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
A afirmação está correta.
A algum tempo atrás era comum associar as doenças a único fator, mas atualmente sabemos que são vários fatores que propiciam o surgimento das doenças, e que alguns são mais importantes para uns tipos de doenças.
Por exemplo, as doenças infectocontagiosas, o ambiente e o individuo susceptível são os principais fatores, já para as doenças alimentares o principal fator é o cultural e o alimentar, mas os demais fatores também possuem papeis nesses processos de saúde-doença.
Espero ter ajudado!
Respondido por
3
Resposta:
Ao longo da história, muitas explicações foram dadas acerca do que é saúde ou estar doente, dentre elas:
A explicação multicausal.
O olhar bacteriológico.
Produção social da saúde e da doença.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Direito,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás