O processo de titulação de neutralização, também chamado de Análise Volumétrica por Titrimetria Ácido-Base, consiste em desenvolver uma reação química controlada, procedendo à mistura dos reagentes gota a gota até atingir o ponto de equivalência. Muitas vezes esse ponto de equivalência não pode ser observado sem um auxílio extra, algo que permita identificar exatamente esse momento. Qual alternativa apresenta um composto ou material que permite identificar o ponto de equivalência?
Soluções para a tarefa
O composto que permite indicar o ponto de equivalência numa titulação é o indicador ácido-base.
Vamos entender melhor.
Titulação
A titulação determina a molaridade de um ácido ou de uma base. Essa reação química é estabelecida entre um volume conhecido de uma solução de concentração desconhecida e um volume conhecido de uma solução com uma concentração conhecida.
A acidez relativa (basicidade) de uma solução aquosa pode ser determinada usando os equivalentes de ácido (base) relativos.
Para conhecer a quantidade de ácido em um produto utiliza-se a Titulação ácido-base. Nesta situação, como seu nome indica, ocorre uma reação entre um ácido e uma base resultando em uma neutralização no momento em que o pH atingiu 7.
No entanto, isto se encontra em função da "força" do ácido ou base que está sendo titulado.
Assim, quando a neutralização ocorre entre um ácido forte e uma base forte o pH no ponto de equivalência é 7, já que todos os íons foram neutralizados.
Quando a reação ocorre entre uma base forte e um ácido fraco, o ânion ácido sofre uma hidrólise, então o pH no qual a neutralização ocorre é maior que 7, dessa forma entre ácido forte e uma base fraca, o cátion da base sofre uma hidrólise produzindo íons hidrônio, então o pH é menor que 7.
Ponto de Equivalência
Para determinar este ponto de equivalência, podemos usar a curva de titulação potenciométrica da reação ácido-base cujo gráfico resulta do pH do sistema em relação ao volume de ácido ou base adicionado na titulação.
Além disso, nas titulações pode-se utilizar os indicadores internos, os quais, são compostos orgânicos de estrutura complexa que mudam de cor em solução à medida que o pH muda.
Aprenda mais sobre Titulação em: brainly.com.br/tarefa/38308165
#SPJ1