O processo de motivação de uma pessoa depende da percepção que ela tiver para o seu estímulo, suas necessidades e seus desejos. Uma necessidade rompe o estado de equilíbrio do organismo, causando um estado de tensão, insatisfação, desconforto ou desequilíbrio. Esse estado leva o indivíduo a um comportamento ou ação capaz de descarregar essa tensão ou livrá-lo do desconforto ou do desequilíbrio. Se o comportamento for eficaz, o indivíduo encontrará a satisfação da necessidade, fazendo com que o seu organismo volte ao estado de equilíbrio anterior e a ajustar-se novamente ao ambiente.
É incorreto dizer que:
Com a aprendizagem e a repetição, os comportamentos tornam-se gradativamente mais eficientes na satisfação de certas necessidades.
Outras vezes, a necessidade não é satisfeita nem frustrada, mas sim transferida ou compensada. Isso se dá quando a satisfação de outra necessidade reduz ou aplaca a intensidade da primeira necessidade que não pôde ser satisfeita.
No ciclo motivacional, muitas vezes a tensão provocada pelo surgimento da necessidade encontra uma barreira ou um obstáculo para sua liberação. Não encontrando saída normal, a tensão represada no organismo do indivíduo procura um meio indireto de saída, seja por via psicológica ou por via fisiológica.
As necessidades ou motivos são estáticos, são forças persistentes que provocam sempre os mesmos comportamentos.
Quando uma necessidade satisfeita não é motivadora de um comportamento, já não causa mais tensão ou desconforto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Outras vezes ,a necessidade não é sastifatoria nem frustrada, mas sim transferida ou compensada.
Respondido por
11
Resposta:
As necessidades ou motivos são estáticos, são forças persistentes que provocam sempre os mesmos comportamentos
Explicação:
Perguntas interessantes